RIP Aretha Franklin



Dona de uma das maiores vozes do jazz, soul e R&B, Aretha Franklin morreu nesta quinta, 16, aos 76 anos, em sua casa, em Detroit. A cantora batalhava contra um câncer no pâncreas, diagnosticado em 2010.




Aretha já não fazia apresentações desde 2017. Complicações em seu estado de saúde causadas pelos anos de luta contra a doença levaram ao anúncio de sua aposentadoria no ano passado.

Um dos maiores nomes da música de todos os tempos, a artista começou a carreira ainda criança, cantando música gospel na igreja de seu pai, Clarence LaVaughn Franklin, pastor batista. Aos 14 anos gravou seu primeiro disco.


Aos 18, assinou contrato com a Columbia Records, deixando o segmento gospel e ampliando seu escopo musical. Sete anos depois, em 1967, foi para a Atlantic Records onde gravou "Respect", que a levou ao topo das paradas, "[You Make Me Feel Like] A Natural Woman" e "Think", tríade que lhe rendeu o título de Rainha do Soul, já no final da década de 1960.




Primeira mulher a figurar no Rock and Roll Hall of Fame, Aretha conquistou 18 prêmios Grammy, oito deles consecutivos entre 1968 e 1975. Inspiração para gerações de cantoras e cantores do mundo todo, inclusive para essa garotinha, a Rainha do Soul também possui um Grammy pelo conjunto da obra.


Aretha é um Ícone da luta pelos direitos civis, das lutas feministas e racial.




Ela cantava pela liberdade, pelo respeito e deu amplitude a vozes que ninguém ouvia.


A cantora Elza Soares, Fernanda Abreu, Buchecha e outros artistas usaram as redes sociais para deixar mensagens de despedida:


Descanse em paz, Aretha.

Pare o que está fazendo e relembre momentos inesquecíveis do imenso legado da Rainha do Soul:































Veja também: