Para ajudar a escolher seu candidato: Supervoto e Newsletter incancelável


Caro Manolo, está chegando a hora de apertar verde para o futuro da nação. Pode parecer chato, mas não tem outro jeito, arregace as mangas e mande ver na cidadania. Trouxe algumas ferramentas que irão auxilá-lo a identificar a melhor opção para levar o seu voto e, depois, fiscalizar se o político está cumprindo as promessas de campanha.


Supervoto:

Taí uma ajuda e tanto para quem ainda tem dúvidas em quem votar. Com design simples e intuitivo inspirado no jogo de cartas Super Trunfo, o Supervoto traz dados objetivos sobre os candidatos, mostrando sua atuação, processos movidos contra eles, privilégios obtidos, assiduidade nos compromissos políticos e "selinhos" que identificam de forma rápida sua ideologia e bandeiras políticas.


A ideia da ferramenta é de um coletivo de profissionais de comunicação de Brasília e São Paulo. O projeto foi desenvolvido sem apoio de empresas e não há fins lucrativos. Um dos benefícios do Supervoto é justamente o posicionamento neutro baseado em fatos, números e dados estatísticos. "A ideia era ajudar a entender mais sobre a real a atuação dos políticos. Mostramos o que eles têm feito em seus cargos atuais, e não nos cargos que eles almejam ou buscam reeleição", explicou a porta-voz, Viavianne de Oliveira. Por conta disso, infelizmente, nem todos os candidatos estão presentes por lá.



Newsletter Incancelável:

Aquele papo "Não lembro o que comi no jantar de ontem, imagina em quem votei na eleição passada" já deu, né! Tem que ver isso aí. O botão CONFIRMA é apenas o começo. É preciso acompanhar os políticos eleitos para ver se estão fazendo por merecer sua confiança.


Pra ajudar nessa tarefa, que mostra amadurecimento dos eleitores, a Newsmonitor, especializada no monitoramento de notícias em tempo real, criou a Newslletter Incancelável. A ferramenta monitora as principais notícias que envolvem os candidatos selecionados por você. Basta indicar os nomes de acordo com os cargos e confirmar sua inscrição.


A NI levou apenas 1 mês para ficar pronta e teve mais de 3 mil cadastros logo nas 3 primeiras horas depois que foi ao ar. Para não ser caracterizada como spam, a Live Ad, agência da Newsmonitor, esclarece que há um jeito, sim, para o cancelamento, mas o processso é lento e bem-humorado, afim de que o eleitor continue a receber infos sobre seus candidatos.

O pessoal do Tecnoblog levantou outras ferramentas para ajudá-lo a honrar o seu voto. Tem de tudo, aplicativos, plataformas colaborativas e sites. Como o Projeto Brasil, uma espécie de "teste cego" dos candidatos; o Voto x Veto [para iOS e Android], tipo um Tinder eleitoral; o Preto no Branco, plataforma do jornal O Globo para conferir promessas dos candidatos; o Promessômetro que apura quão realizáveis são as propostas dos candidatos; e o Acordei [iOS e Android] que atua como uma central de dados eleitorais.

Por fim, ainda tem o Atlas Político, veja a fanpage e saiba mais aqui.

Todos eles estão aí para que sua escolha seja a mais consciente possível. Dê uma olhada e encare as urnas de cabeça erguida, certo de ter feito a sua parte ;)