Banksy faz mural em escola primária: obra foi um presente para alunos, como agradecimento


Considerado um dos maiores ícones da Arte de Rua da atualidade, Banksy surpreendeu os pequenos estudantes da Bridge Valley School, em Bristol, sudoeste da Inglaterra, com sua nova obra.

Criada usando stencil, spray e pintura à mão livre, a arte onde se vê uma menina rodando um pneu em chamas foi forma de agradecer aos alunos por terem decidido dar seu nome a um dos prédios da escola.


Nascido na região, o misterioso artista cuja verdadeira identidade ninguém sabe ninguém viu ainda deixou uma carta escrita à mão, achada por um dos funcionários do colégio.

"Caro Bridge Farm School, obrigado por nomear um dos pavilhões com o meu nome. Por favor, recebam essa arte, e se vocês não gostarem dela, sintam-se livres para adicionar coisas. Tenho certeza que os seus professores não vão se importar. Lembre-se, é sempre mais fácil obter perdão do que permissão.

Muito amor, Banksy."



O diretor da escola, Geoff Mason, afirmou ter a intenção de conservar o mural e que "não há planos de vendê-lo". À mídia, Mason contou que o colégio enviou uma carta aos agentes do artista para comunicar que haviam utilizado seu nome em um edifício, mas que não esperavam uma resposta como esta. "Foi uma surpresa incrível, estou emocionado", disse.


Muitas obras criadas por Banksy em ruas de Londres e outras cidades inglesas foram vendidas ou leiloados por centenas de milhares de libras.


Entre elas, "Slave Labour" ["Trabalho de Escravos"].


O mural retirado em fevereiro de um muro no distrito de Wood Green, no norte de Londres, foi colocado em leilão pela firma Sincura Group por um preço mínimo de 900 mil libras [US$ 1,3 milhão].


Veja também:

O lado negro da Disney dissecado em Dismaland Calais de Jeffrey Gillete
Banksy critica uso de bombas gás contra refugiados em nova arte: releitura de Os Miseráveis inova com uso de QR Code
Banksy inaugura versão macabra da Disney | Dismaland vira abrigo para refugiados
Banksy e outros bambas em exposição no Rio | Street Art - um panorama urbano
Se é pra vomitar, que sejam flores
Tapas na cara da sociedade | Banksy
Banksy vende obras por 60 dólares na rua | Ninguém sabia que eram originais
A arte de Banksy em gifs