Após ser engolida, enguia perfura barriga de garça em pleno voo e escapa da morte



Uma enguia perfurou o esôfago de uma garça em pleno voo e salvou a própria pele, a cena surpreendente, registrada por um fotografo amador em Maryland, nos EUA, impressionou até especialistas em vida selvagem e ganhou destaque na imprensa internacional nos últimos dias.

Sam Davis, um engenheiro de 58 anos, tem como hobby a fotografia de animais selvagens. Durante um passeio em um refúgio florestal para observação da natureza ele se viu na hora e lugar certos. Davis contou à imprensa local que a própria natureza deu pistas da cena rara. 


"Fui para o refúgio fotografar raposas e águias e tudo o que poderia ser interessante. Havia duas águias jovens que viram a situação e estavam seguindo a garça, suponho que sentiram uma refeição", disse. Uma raposa também pressentiu que havia um animal em perigo e seguiu as aves, contou o fotógrafo amador.

Davis só percebeu que a cena era ainda mais admirável após retornar para casa: a enguia estava viva e perfurou o estômago da garça para se livrar da morte. Ele ficou sem acreditar na sorte que teve de registrar o momento. "Inicialmente, pensei que a garça havia sido mordida no pescoço por uma cobra ou enguia. Quando cheguei em casa e editei as fotos, vi que era uma enguia que estava passando pelo pescoço dela. Eu podia ver seus olhos e ela ainda estava viva", disse impressionado.


Especialista da vida selvagem explicam que as enguias-cobras, a espécie fotografada, vivem a maior parte da vida enterradas na areia e podem crescer até dois metros ou mais de comprimento. Elas tem a ponta da cauda dura para cavar substratos no mar ou se proteger. "Quando engolidas elas se opõem a isso, e apenas usam o mesmo mecanismo para estourar a parede do estômago [do predador]", explicou o cientista Jeff Johnson ao The Guardian.

Se deu bom para a enguia o mesmo não se pode dizer da garça. Não se sabe por quanto tempo a ave que no instante da foto estava voando permaneceu viva. Mas levando em consideração o estrago causado pela enguia e a atenção das águias e da raposa, seus predadores naturais, a garça não permaneceu viva por muito tempo.

Confira outras fotos clicadas por Sam Davis em seus passeios para observação da vida selvagem:





Veja também: