Viral 'Charlie bit my finger' é vendido como NFT por 4 milhões e dá adeus ao YouTube

 


Se você é fã de Cultura da Internet, vai gostar de saber que um dos virais mais famosos da web, "Charlie Bit My Finger" foi leiloado pela família Davies-Carr por 760.999 bidens ou 4 milhões de taokeys. O leilão realizado em maio de 2021, 14 anos após o vídeo estourar, teve vários lances, mas a disputa final ficou entre duas contas anônimas "3fmusic" e "mememaster", sendo que a primeira acabou dando o maior lance e garantindo o prêmio em forma de NFT, um token não fungível. O lado ruim é que, por conta disso, o viral foi removido do YouTube.

Com impressionantes quase 900 milhões de visualizações, o vídeo original mostra dois irmãos britânicos em uma cadeira quando Harry então com três anos coloca o dedo na boca de seu irmão menor de um ano várias vezes e leva uma mordida a cada vez. "Charlie me mordeu. E isso doeu muito", choraminga enquanto o caçula parece levar tudo como uma grande brincadeira. 


Origem e recordes

Sob o título "Charlie mordeu meu dedo - de novo", o vídeo de um minuto de duração foi publicado em 22 de maio 2007 pelo pai dos meninos, o consultor de vendas de TI britânico Howard Davies-Carr, em seu canal no YouTube. A gravação caseira, feita com o intuito de "capturar momentos aleatórios enquanto os meninos cresciam", segundo a família, viralizou rapidamente e tornou-se um fenômeno mundial gerando uma série de paródias, releituras e memes. Os irmãos ficaram famosos, apareceram em programas de TV e ganharam dinheiro com publicidade.

Após acumular centenas de milhões de visualizações, em outubro de 2009, o vídeo se tornou oficialmente o mais visto na história do YouTube. Recorde que ostentou por quase dois anos até 2011, quando vários videoclipes de artistas populares começaram a bombar na plataforma. Além disso, o vídeo também ganhou o título de o "mais favoritado" e o segundo vídeo "mais comentado" do YT no Reino Unido.

O curioso da história é que Howard inicialmente ia compartilhar o vídeo com os parentes que moravam nos EUA por e-mail, mas o tamanho do arquivo era muito grande para ser anexado, então ele decidiu compartilhar de modo privado no YouTube. Conforme o vídeo circulava em sua rede pessoal, ele mudou a visibilidade para o modo público por uma questão de conveniência. Mal sabia o pai dos meninos que involuntariamente estava dando origem a um dos maiores virais da internet.

A família ainda não disse publicamente como planeja usar o dinheiro. Relembre o meme a seguir.



NFT, um negócio de bilhões

A despretensão e inocência dos primórdios da web deram lugar a um mercado lucrativo e com tendência de crescimento que movimentou em agosto 2 bilhões de dólares. NFTs funcionam como um certificado digital que garantem que versões originais de vídeos virais, memes, imagens e até tweets possam ser vendidos como se fosse arte. 

Agora com 17 e 15 anos, Harry e Charlie testemunham a próxima evolução da internet. Recentemente, o meme "Doge", de um doguinho com olhar apreensivo, foi vendido por 20 milhões de reais e se tornou o meme mais caro da história. Poucos meses antes, "Disaster Girl", a famosa foto de uma menina sorrindo com uma casa em chamas ao fundo, foi negociada como um NFT por 473 mil doletas, algo em torno de 2.503.967 reais. Já o meme Nyan Cat, a imagem de um gato ilustrado em Pop Art que deixa uma linha de arco-íris por onde passa foi vendido em criptomoeda por meio milhão de bidens, ou mais de 3 milhões de taokeys.

Tchau, meme!

Proprietários de NFTs não compram os direitos autorais em si - isso significa que o conteúdo que o NFT representa ainda pode ser exibido onde quer que o criador original escolha. Assim, a atitude de excluir o vídeo do YouTube, como no caso de "Charlie bit my finger", é pouco comum.

O vídeo original foi limado da internet, mas cópias publicadas por outros perfis ainda estão disponíveis. Corra para assistir enquanto ainda dá tempo:


Veja também: