Matrix 4: novo trailer espetacular traz Agente Smith reloaded, Niobe e mais detalhes da Matrix. Estreia amanhã




Um dos filmes mega blaster aguardados de 2021, Matrix Ressurections estreia amanhã. Já viram o último trailer, família?  

Vem comigo.



Quase 18 anos depois, o quarto filme da saga dá continuidade a uma das franquias de ação e ficção científica mais importantes da cultura pop. Completam a saga o clássico Matrix [1999], Matrix Reloaded [2003] e Matrix Revolutions [2003].

Após o primeiro trailer divulgado pela Warner Bros. incendiar a internet com o retorno de Neo [Keanu Reeves] e Trinity [Carrie-Anne Moss], muita ação e perguntas a serem respondidas, Matrix 4 ganhou uma nova prévia com um gostinho do que está por vir que confirma algumas teorias apontadas pelos fãs desde o anúncio do comeback. As novas cenas dão mais detalhes sobre o universo simulado das máquinas, como a história se repetindo, feito looping.

A ideia de que os eventos da Matrix são cíclicos era algo especulado pelo fandom há tempos, especialmente após o primeiro trailer. Ao que parece, a teoria, uma forma de Lana Wachowski fazer com que Ressurections reverberasse a trama do primeiro filme, se confirma. Como Bugs [Jessica Henwick] comenta, é como um déjà vu, mas com algumas diferenças.

Em sua missão de libertar as pessoas aprisionadas mentalmente pelas máquinas em uma realidade paralela que simula a vida cotidiana, Neo terá de seguir o coelho banco mais uma vez. A frase emprestada de "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Caroll, é uma metáfora conhecida da trilogia para a decisão de Thomas Anderson de despertar do domínio da Matrix. A escolha, embora ilusória, ainda é a única maneira de entrar ou sair do reino das máquinas, que está mais forte, mais seguro e mais perigoso do que nunca.

O que teve no segundo trailer?

Relembrando os acontecimentos mostrados na primeira prévia de Matrix 4, Neo, agora usando seu nome verdadeiro de Thomas, está vivendo uma "vida normal" em São Francisco [EUA]. Ele não se lembra de quem realmente é e se vê atormentado por sonhos que parecem reais, como se fossem déjà vu, na verdade, são flashbacks de acontecimentos da trilogia original. Ele acaba se reencontrando com Trinity e Morpheus, em uma versão mais jovem interpretada por Yahya Abdul Mateen II, que lhe apresenta novamente a Matrix.

O segundo trailer revela mais detalhes sobre a realidade simulada criada pelas máquinas, além de deixar claro que a história está se repetindo. "Não podemos ver... mas estamos todos presos em estranhos loops de repetição", diz Morpheus logo no início da prévia. Em seguida, o personagem de Jonathan Groff repete uma fala antológica do Agente Smith, interpretado por Hugo Weaving na trilogia original: "Bilhões de pessoas vivendo suas vidas distraídas", o que sugere que Groff realmente deve dar vida a uma versão reloaded do vilão, assim como Yahya Abdul-Mateen II assume uma nova versão de Morpheus.

As novas imagens também mostram o retorno da atriz Jada Pinkett Smith, ela aparece envelhecida, sugerindo que se trata de uma versão mais antiga de Niobe. Em determinado momento, Morpheus afirma que é chegada a hora de Neo mostrar às pessoas o que é real - retomando a missão do escolhido conforme mostrado na trilogia original. Assim, vemos Neo despertar da realidade simulada e "renascer" no mundo real uma outra vez, onde terá de lidar com os eventos do passado. 

Real X Virtual X Fake

O que de fato é real? A questão parece ser uma das grandes temáticas de Matrix Ressurections no retorno da franquia após quase duas décadas longe dos cinemas. Argumento que ganha força quando uma das personagens fala sobre o quanto de ruído a Matrix despeja em nossas cabeças - alguém aí associou a redes sociais, fake news e até o famigerado metaverso? Tudo indica que a saga das irmãs Wachowski vai retornar mantendo a relevância que tinha no início dos anos 2000 quando antecipou temas que se tornariam questões reais anos depois.

Filosofia à parte, outro ponto chama atenção sobre a trama central que conduzirá os personagens: a ligação entre Neo e Trinity parece transcender a própria Matrix, sendo fundamental para o universo simulado e o mundo real. Os dois aparentemente perderam suas memórias, sabemos que Neo não tem lembranças de ter sido o escolhido, mas aos poucos algo vai resgatar tais lembranças e eles redescobrem seus poderes. O que não se sabe ainda é o ponto de virada. 

Imagens espetaculares mostram Neo sendo capaz de dobrar a realidade ao seu redor para combater os inimigos em uma espécie de resgate de Trinity ou coisa parecida. Não fica claro qual ajuda ela precisa, mas parece que ele terá de acreditar em sua antiga parceira para poder fazer alguma coisa, ao mesmo tempo em que a escolha mais importante da sua vida não depende dele. Trinity parece que terá uma missão importante junto ao escolhido e que só ela será capaz de cumprir. 



Em um trecho do novo trailer, vemos Trinity usar alguns poderes que a personagem nunca apresentou na trilogia original. Será de fato Trinity ou uma versão fruto da Matrix? Algumas teorias de fãs apontam que Trinity é uma consciência presa pelas máquinas, mas sem um corpo operante e Neo precisará resgatá-la. Outras dão conta de que ela é a escolhida e Neo é quem vai ajudá-la a libertar as pessoas do domínio das máquinas. Tacale teorias, questões e perguntas não respondidas.


De volta à Matrix

Na trilogia original, Neo é o escolhido para salvar a humanidade do domínio das máquinas e acaba enfrentando uma guerra futurística ao lado de Trinity e Morpheus [Laurence Fishburne]. No final do terceiro filme, que parecia encerrar a saga, Trinity morre e Neo finalmente consegue acabar com a guerra entre máquinas e humanos, sacrificando-se para dar um game over definitivo à Matrix . Ao que parece, ele foi ludibriado - felizmente, para os fãs da saga.

Mete o dedo no segundo trailer completo de Matrix: Ressurections no player do início do post.

Após quase 18 anos aguardando para ver a continuação dessa história, chega de esperar pelas respostas, Matrix 4 estreia amanhã, 22 de dezembro, nos cinemas brasileiros. 

Veja também:

Fujam para as colinas: os piores vilões dos filmes de terror juntos
Personagens icônicos do cinema e seus intérpretes
Vídeo mostra a evolução dos cartazes de Melhor Filme do Oscar
Os Simpsons: cenas de filmes e referências visuais num incrível tributo ao cinema
Pixar: cenas de filmes e referências visuais em um incrível tributo ao cinema
Mulheres, mulheres e mais mulheres: deliciosas cenas de pura sedução feminina no cinema
Todos dança: cenas de filmes clássicos do cinema ao som do hit Uptown Funk
Todas as ligações telefônicas do cinema conectadas num vídeo fantástico
E se os personagens de cinema fossem todos para a mesma balada
Tributo aos filmes adolescentes que bombaram nos anos 80 | Don't You (Forget About Me)
Vídeo homenageia os travellings incríveis de Stanley Kubrick
Animação traz cenas clássicas do cinema num plano sequência incrível
Cenas famosas da cultura pop num incrível plano sequência de 50 seg
Cenas de cinema e referências visuais que inspiraram Tarantino
Posições famosas do cinema de um jeito que você nunca viu | Erotic Film Festival
Danças de cinema | Hollywood Movie Dance Tribute
99 cenas de cinema combinadas num trailer eletrizante