Banksy: obra do artista se autodestrói após ser vendida por 1 milhão de libras



Parece coisa de filme, mas não é.

Bem na hora em que "Garota com Balão", um dos quadros mais famosos de Banksy, foi arrematado por 1,4 milhão de libras [R$ 5,05 milhões], a obra se autodestruiu por meio de um triturador de papel escondido na moldura.

O quê?!?!


A tela, que mostra uma menina tentando pegar um balão em forma de coração, foi a última obra a ser leiloada. No entanto, assim que o martelo foi batido, fuén-fuén-fuén.

"Going, going, gone..." [indo, indo, foi], brinca a legenda da foto postada por Banksy no Instagram. A expressão em inglês é comumente usada no momento em que uma obra é arrematada em leilão. Equivale ao nosso "Dou-lhe uma, dou-lhe duas, vendido".







Uma publicação compartilhada por Banksy (@banksy) em


Morgan Long, um consultor de arte presente no leilão da Sotheby's, realizado em Londres, na sexta-feira, 5, contou ao NYT que primeiro ouviu-se um alarme. Daí, todos se viraram e viram a tela escorregando para além da moldura. Um homem foi retirado à força pelos seguranças. Segundo o jornal, o dispositivo foi acionado por controle-remoto.

A versão de "Girl With Balloon" parcialmente destruída é uma pintura em spray stêncil de 2006, que alcançou valor três vezes maior do que o esperado, batendo o recorde de venda de obras assinadas pelo grafiteiro.


"Parece que fomos Banksyficados", disse à BBC Alex Branczik, diretor sênior da Sotheby's e diretor de arte contemporânea na Europa.

"O episódio inesperado tornou-se instantaneamente parte do folclore do mundo da arte e é, certamente, a primeira vez na história dos leilões em que uma obra de arte é automaticamente destruída assim que o martelo assinala a venda", escreveu a prestigiada casa de leilões em seu site.

Em nota divulgada no jornal "Financial Times", a Sotheby’s informou que o comprador se surpreendeu pelo acontecimento e que eles estão discutindo os próximos passos.




Ah, esse Banksy! Conhecido pelas obras que manifestam contundentes críticas sociais e políticas, o aclamado artista de rua cuja identidade se mantém anônima [ou não] surpreendeu o mundo mais uma vez.

Curioso é que enquanto Banksy cumpre a missão de alertar as pessoas para os excessos do capitalismo, suas obras tornam-se ainda mais valiosas.


Em 2017, "Girl With Balloon", que originalmente apareceu em uma parede na Great Eastern Street, em Londres, foi eleita a obra de arte favorita dos britânicos.

Alguém dúvida que "Menina" picotada vale muito mais agora?




Confira outras reações:














Veja também:
Banky critica ambição capitalista em nova arte e faz homenagem a jornalista presa
Banksy: sem querer, amigo 'revela' identidade do misterioso artista em entrevista
Banksy cria grafites que chamam atenção para a crise dos refugiados
O lado negro da Disney dissecado em Dismaland Calais, de Jeffrey Gillete