'Doge' é vendido por 20 milhões e se torna o meme mais caro da história

 


Quem diria, meus amigos, o que começou como zoeira quando a internet era mato, "coisa de quem não tinha o que fazer", hoje pauta a TV e o jornal e, além disso, tornou-se um negócio de milhões de dólares. Memes venceram na vida, eles sabem que venceram.

"Doge", o meme do doguinho Shiba Inu, foi vendido em um leilão por 4 milhões de bidens, cerca de 20 milhões de taokeys, de acordo com a NBC News. Uma transação milionária que chocou a internet em meados de junho. O comprador pagou essa bolada em 1.696,9 ethereums, uma criptomoeda, para adquirir a imagem como um NFT, sigla em inglês para token não-fungível, certificação de propriedade digital exclusiva e insubstituível registrada em blockchain para a comercialização de ativos digitais, que garante a autenticidade e originalidade do meme.

A foto do cachorro de olhar arregalado tornou-se, assim, o meme mais caro de todos os tempos ever. "Estamos muito felizes em fazer parte deste marco na história da internet", disse Don Caldwell, editor-chefe do Know Your Meme, plataforma que em 2019 concedeu a "Doge" o título de "Meme da Década".

"Doge", aliás, superou oito vezes o valor pago a outro icônico meme do fantástico mundo da web, "Disaster Girl". O NFT da garotinha que olha com cara de peralta enquanto uma casa ao fundo pega fogo foi vendido em abril, também em um leilão, por 473 mil bidens, cerca de 2,5 milhões de taokeys.



"Doge" foi levado à leilão por sua própria dona, a professora japonesa Atsuko Sato [serasse parente da Sabrina Sato?]. A mais nova milionária do Japão que um dia disse ter ficado espantada com a repercussão de seu catioro. "Fiquei assustada com a ideia de que uma foto que postei casualmente em meu blog pudesse se espalhar pelo mundo", disse em uma publicação em suas redes sociais.

Segundo a NBC News, parte do valor pago pelo meme será doada a instituições de caridade.

Veja também: