Jout Jout anuncia fim de seu canal no YouTube




Julia Tolezano ou simplesmente Jout Jout é um marco da web no Brasil. A maneira à vontade como falava em seus vídeos no YouTube fazia tudo parecer uma conversa entre amigos ou alguém da família. Seus pensamentos e reflexões sobre a vida, ora profundos, ora de uma leveza divertida, quase ingênua, conquistaram toda uma geração que ainda aprendia a lidar com vídeos na internet.

Jout Jout vai deixar saudades e muita gente orfã. A querida influenciadora, que surgiu antes da palavra "influência" ser o que é hoje e se tornou um fenômeno na internet logo em seu primeiro ano como youtuber, quebrou um hiato de quase dois anos para publicar no sábado, 23, um último vídeo, intitulado "Encerramento Massa", informando aos seguidores do canal que, após oito anos, decidiu fechar seu ciclo na plataforma.



Jout Jout se destacou por tratar de assuntos sérios, como machismo e feminismo, de forma espontânea, franca e sem certezas absolutas. Gente como a gente, sabe? Em um de seus vídeos, "Não tira o batom vermelho", por exemplo, ela comenta sobre situações características de relacionamentos abusivos. O ano era 2015, época em que o tema era ainda quase um tabu. "Meu canal fala de obviedades, ele faz as pessoas se darem conta de coisas óbvias", analisou a youtuber numa entrevista três anos depois. Mesmo sem atualizações recentes, seu canal, "JoutJout Prazer", criado em 2014, acumula quase 2,5 milhões de inscritos. 

Em seu vídeo de despedida ― e também de agradecimento ― a niteroiense de 31 anos, formada em Jornalismo na PUC-Rio, refletiu sobre várias questões, incluindo o período sabático em que viveu como um nômade, isolada em algum lugar remoto e desconhecido feat viajando por cidades do interior do país, a fim também de cessar sua exposição ao público. 

"Já estava na hora de algum parecer", reconheceu Jout Jout num tom emocionado que levou o derradeiro vídeo a bater 16 tentativas e a versão final atingir 44 minutos e 36 segundos, mesmo após as seguidas edições de seu fiel parceiro e ex-namorado Caio Franco. Em 2019, eles haviam se prometido uma pausa até o Carnaval 2020 para que pudessem tirar férias e se desconectar do universo digital, mas "o mundo virou de cabeça para baixo — o externo e o interno", desabafou Jout Jout no vídeo. 

Agora, dois anos depois, a dupla está de volta, mas unicamente "pra falar que chegou o momento de encerrar esse belo ciclo iniciado lá em 2014, com muito frio na barriga e nenhuma ideia de onde chegaríamos", confessa ela. "Agora sabemos que chegamos num lugar massa e por isso merecemos um encerramento massa”, continuou. 

Jout Jout e Caio: é dele a voz por trás das câmeras


"Agradecemos profundamente a todes que participaram de alguma forma em algum momento deste canal. vocês são demais! E foi em meio a muitas risadas e prantos que conseguimos gravar esse vídeo para nós e para vocês. Esperamos que gostem e que se sintam contemplados, respeitados e gratos por terem nos tocado de forma tão maravilhosa e por terem sido tocados por nós também! Desejamos a todes uma boa vida e boas escolhas! Tá bem? Então tá bem!", despediu-se.

O bota-fora de Jout Jout levou seu nome a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter. O youtuber e influenciador Felipe Neto se manifestou:



O ator e comediante Paulo Vieira também comentou a despedida da influenciadora:



Confira mais algumas reações:







Jout Jout estava tão tão distante do fantástico[?] reino da internet desde a virada de 2019 para 2020. De início, parou de publicar novos vídeos no YouTube. Depois, deixou de atualizar também redes como o Instagram, onde tem 1,2 milhão de seguidores. Recentemente, a influenciadora disse que largou mão até do WhatsApp

Agora que Jout Jout deu um game over pra valer em seu canal no YouTube e ele não receberá mais atualizações, seus fãs podem acompanhá-la num quadro e num podcast que ela produz para o programa "Saia Justa", do GNT

Veja também: