Espetacular stop motion conta a história da Honda com papel e mãos. Assista




Acompanhe uma incrível viagem por seis década de inovação tecnológica contada através de milhares de pedaços de papel ilustrados e animados manualmente. A mão dos animadores personifica os engenheiros que trabalham na Honda.

Por trás do filme, intitulado "Paper", um mote poderoso: "You never know where a dream will lead you" [Você nunca sabe onde um sonho vai te levar], que conversa diretamente com a assinatura da marca "The Power of Dreams" [O Poder dos Sonhos].


Não espere pela apresentação de uma moto nova e brilhante, em vez disso, o comercial em stop motion leva menos de dois minutos para celebrar a história da Honda e a dedicação de seus profissionais, enquanto mostra o vasto portfólio da empresa, que inclui motocicletas, automóveis, barcos, carros de Fórmula 1, máquinas agrícolas, robôs e aviões.

Assim como os produtos da companhia japonesa, o anúncio gira em torno do motor. O dispositivo salta de veículo a veículo ao longo das décadas enquanto evolui e se transforma do motor de combustão interna até o motor a jato. Há muitos detalhes maravilhosos no comercial, entre eles, o plano de fundo. Não deixe de reparar, à medida que os veículos viajam pela história, eles passam por paisagens cobertas pelos projetos de engenharia que lhes deram origem.

"Paper" foi lançado em 2015 e veiculado durante os quatro primeiros jogos da Liga de Futebol Americano [NFL], que geralmente custa mais de 300 mil bidens por 30 segundos, segundo a Ad Age. O que dá cerca de 5 milhões de doletas por 8 minutos de exibição. Wow!

Dirigido pelo consagrado diretor PES, o filme de animação levou quatro meses para ficar pronto. Tudo feito à mão e fotografado quadro a quadro. Foi indicado ao Emmy Award, na categoria Outstanding Commercial of  2016, ganhou Leão de Ouro em Design/Animation, Leão de Prata em Craft/Animation e Leão de Bronze em Sound Design no Cannes Lions, faturou Lápis de Ouro, em Automotive Advertising of the Year no The One Show, e Lápis de Grafite em Animação no D&AD Awards, além de uma série de outros prêmios.

Assista no player acima. 

Curtiu? Confira o por trás das câmeras a seguir:


Veja também: