A Pequena Sereia: teaser com protagonista negra emociona crianças e recebe 1 milhão de dislikes no YouTube

 


A primeira prévia do live-action de "A Pequena Sereia", com atores de carne e osso, acaba de ser lançada durante a D23, evento de novidades da Disney, no final de semana. É possível ver Ariel, interpretada por Halle Bailey, soltando a voz ―  o que deixou muita gente na expectativa do que vem por aí e surpreendeu/comoveu meninas negras que se identificaram com a atriz.

Logo após a divulgação, entretanto, o teaser passou a ser alvo de uma avalanche de dislikes no YouTube. No canal oficial da Disney, 1,1 milhão de usuários marcaram a publicação como "não gostei" até o momento. A plataforma removeu a contagem pública de dislikes em vídeos desde novembro de 2021, mas através de um extensor no navegador é possível visualizar os números do boicote.


Além disso, uma série de comentários de usuários falando de seus momentos favoritos do vídeo quando, na verdade, são falas de outros filmes. Uma espécie de deboche irônico, como aconteceu com "Morbius".

Assista ao teaser:



Na versão dublada em português, publicada oficialmente na página brasileira do estúdio, a aprovação do vídeo foi maior, 76 mil likes contra 65 mil dislikes. Menos mal.

Para combater o racismo, usuários do Twitter começaram a compilar vídeos de reações de crianças pretas assistindo ao teaser. Os registros mostram as garotas muito felizes e emocionadas ao se identificarem com o novo visual de Ariel.

Uma das meninas mostradas no vídeo comenta com a mãe sobre a pele da personagem e quando a mãe pergunta o que tem a pele dela, a garota responde "é marrom igual a minha". Outra garota também comemora e afirma: "ela é marrom igual a mim".

Assista:



Sereia preta

Críticas contra a escalação de Halle Bailey como Ariel surgiram desde o anúncio da atriz e cantora como protagonista, ainda em 2019. Na ocasião, ela afirmou, em entrevista a Variety, "não dar atenção à negatividade". "Sinto como se estivesse sonhando e estou apenas grata, não presto atenção à negatividade. Vai ser lindo e estou muito empolgada por fazer parte disso".

Na sexta [9], Halle compartilhou o teaser em seu perfil no Instagram. "Nem acredito que está acontecendo", celebrou. A atriz recebeu uma série de elogios e felicitações nos comentários.





"A Pequena Sereia" live-action estreia nos cinemas dia 26 de maio de 2023. 

Confira mais algumas reações:

























Resgataram o meme da Barbie:









Veja também:

Marina Ruy Barbosa estrela campanha de papel higiênico preto. Ação cai na zoeira da web e provoca uma puta treta
Uma corrida valendo dinheiro e uma lição de vida comovente e necessária
Chega de fingir que é normal: experimento social expõe racismo no Brasil e repercute nas redes sociais
Dove é acusada de racismo e se desculpa após treta nas redes sociais
Metrô Rio é acusado de racismo em painel
Feliz Dia das Crianças: felicidade tem cor?
Temos mais em comum do que pensamos: em tempos de ódio, um vídeo emocionante e necessário
O tweet mais curtido da história: Barack Obama cita Nelson Mandela e mensagem bate recorde de likes
Tá No Ar gera polêmica com "comercial" que critica privilégio racial - Branco do Brasil
6 Homens são reunidos numa sala escura. O que acontece ao acender das luzes é surpreendente
Sobre bananas, preconceitos e internet | #SomosTodosMacacos
Meet Uncle Drew: Pepsi quebra paradigmas em campanha para divulgar novo sabor
Best haircut ever