Caio 'caloteiro', Lumena cancelada, Viih na bad do Nº2: ex-BBBs brincam com 'má' fama em publis

 


Eles saíram da casa sem 1,5 milhão e com fama um tanto ~torta. No corre pós-BBB, Caio, Lumena, Viih Tube, Fiuk e outros ex-brothers estão aproveitando o modo inglório como ficaram conhecidos no reality em publis sarcásticas e irreverentes.

Gente como a gente, com manias, gostos e até posturas controversas, ex-BBBs vêm firmando parcerias onde assumem seu lado  humano e falho. Marcas, em contrapartida, têm apostado nessas características para se aproximar de seu público, falar de igual para igual sobre seus produtos e desmistificar tais temas - tudo com muito bom humor.

Vem comigo.

Caio caioteiro e Serasa

A fama de "caloteiro" que Caio Afiune ganhou na internet levou a empresa analista de crédito a convidar o ex-BBB para uma ação. "Recebi uma carta da Serasa, moçada! E AGORA?", questiona na legenda da publi.

Assim que o nome do fazendeiro foi divulgado como um dos participantes, ainda em janeiro, a alcunha de mau pagador grudou nele por motivos de vida econômica caótica e problemas de nome sujo na praça - a web descobriu que Caio teria passado 28 cheques sem fundo. Durante o programa, para contornar a situação, suas redes e torcida assumiram parcialmente o apelido e o adaptaram para "caioteiro".

Nesta semana, o ex-BBB publicou várias mensagens no Twitter brincando com a situação. 



Na ação de marketing, Caio é surpreendido por uma cobrança da Serasa com direito ao efeito congela da novela Avenida Brasil. Em seguida, ele mostra como as pessoas podem quitar suas dívidas e limpar o nome somente com o aplicativo da empresa. 

O vídeo foi divulgado em seu perfil oficial no Instagram na segunda, 17. Assista:




A iniciativa agradou a internet e gerou um baita buzz.



Confira o crochê completo:



Projota e Skol No Limite

O rapper que não gosta de lasanha nem de estrogonofe, entre outras frescuras coisas, ficou conhecido no BBB21 por seu paladar infantil. Devido a isso, Projota foi convidado pela Skol para participar de um "Desafio da Comida" em referência ao No Limite - a marca de cerveja é patrocinadora oficial do reality de sobrevivência.




Tá pouco cardápio, manda mais.




Fiuk e OLX

A deixa para a parceria com a OLX foi um discurso na reta final do BBB21 em que o cantor, emocionado, comentou sobre a saída que encontrou para pagar seus boletos durante a pandemia, quando se viu obrigado a vender uma guitarra, instrumentos musicais, computador e carro.

Atendendo aos pedidos de vários usuários nas redes, a marca e Fiuk fecharam uma ação que mostrou as vantagens de reinventar o consumo de bens que estão parados em casa e desapegar. A iniciativa contemplou uma série de ações irreverentes sobre os desapegos do cantor no Twitter, Instagram e TikTok, envolvendo o perfil oficial da OLX e do artista, além de publiposts nas páginas Gina Indelicada, Perrengue Chique, Nazaré Amarga e Miga Sua Loca.




Segundo a marca, 536 mil usuários foram engajados nas três redes sociais, com cerca de 90% de interações positivas relacionadas à ação. Além disso, a hashtag #CadeAGuitarraDoFiuk se tornou um dos assuntos do momento no Twitter BR.



Pocah, Projota, Lumena, Viih Tube e Hotéis.com

A cantora de funk que durante o reality ficou conhecida por dormir muito também fez o publi dela. 




Projota e Lumena aproveitaram o cancelamento que sofreram para divulgar um dos benefícios oferecidos pela plataforma. 






Viih Tube, por sua vez, brincou com a fama de ter tido vários pais e mães em sua passagem pelo BBB:




O diretor de marketing na América Latina da Hoteis.com, Juan Pasquel, deu mais detalhes da ação. "Sabemos como é importante fazer parte de conversas relevantes na cultura brasileira por meio das celebridades e dos influenciadores. Nas campanhas, o nosso propósito é sempre trazer uma mensagem real para o público e, para isso, precisamos trabalhar com pessoas que são de verdade", explica. 

Pasquel afirma que a marca traz o humor no seu DNA e preza por uma comunicação respeitosa e divertida para estabelecer uma conexão com o público. O fato de os brasileiros serem fãs assíduos de programas de entretenimento, como reality show, também motivou a escolha dos influenciadores para divulgar a plataforma, ressalta o executivo. 

"Ousamos e apostamos em nomes como a Pocah, que ganhou fama de dorminhoca e abraçou o título, e assim que saiu do confinamento fez sua primeira parceria conosco divulgando as nossas propriedades e teve ótima repercussão. Também investimos na Viih Tube, que ficou conhecida como a sister que no confinamento tinha predisposição a considerar qualquer pessoa do jogo como alguém de sua família, para falar sobre nosso programa de fidelidade. Além dos icônicos Projota e Lumena, ambos cancelados na edição do programa e na web, mas que souberam reconhecer e assumir os erros, corrigindo e topando a nossa parceria utilizando de muito bom humor para abordar um dos nossos diferenciais: a possibilidade do cancelamento grátis das reservas. Acreditamos que ativações da nossa marca nesses programas são ótimas oportunidades de lembrar o público de que a Hoteis.com é uma excelente plataforma de viagens e perfeita para quando forem planejar suas próximas reservas", concluiu.


Viih Tube e FreeCô

Além de colecionar pais e mães, Viih Tube ficou conhecida durante o BBB21 por sua sofrência ao fazer o número dois fora de sua casa. Em diversas ocasiões, a youtuber falou abertamente sobre o problema aos colegas de confinamento e à produção do programa. 

Tal fama motivou a FreeCô, um bloqueador de odores a chamar a influenciadora para uma publi. "Eles me chamaram no direct, sabendo da minha dificuldade de fazer o número dois e alinhamos a parceria. Foi muito legal podermos fazer essa ação e, quando nos baseamos em uma história real, tudo fica mais divertido, conta a ex-sister.

"Alinhamos o toque de bom humor dela com a solução para os seus problemas, poder fazer o número dois em qualquer lugar sem se constranger por dividir o banheiro com muitas pessoas", completou a marca.




Prós e contras

Situações prosaicas vivenciadas por brothers e sisters no confinamento são boas oportunidades para marcas interagirem com o público pela semelhança com a vida das pessoas. Quanto maior pertinência o produto ou serviço anunciado tem com a situação, chances de maior a relevância e engajamento. "Nosso trabalho é pensar em cocriações e customizações de propostas para ir ao encontro das realidades dos creators", explica Fátim Pissara, CEO da Mynd, agência de negociações de artistas para marcas e campanhas. Quando tal química dá bom, tanto influenciador quanto marca ganham em visibilidade.

Por outro lado, é preciso estar atento à tênue linha entre levar na esportiva e algo que de fato comprometa a imagem da pessoa e precisa ser trabalhado por ela. "O limite é quando essa dificuldade acaba sendo entendida como algo que denota uma insuficiência dessa pessoa ou, até mesmo, uma patologia", explica o professor de Sociologia de Consumo da ESPM, Fábio Mariano. 

A agressividade demonstrada por Karol Conká no BBB, por exemplo, foi vista pelo público como algo a ser trabalhado pela rapper, não caberia, portanto, ser usada em uma publi. "Uma dificuldade pode ser tratada com humor desde que não desqualifique a pessoa, desde que não a coloque numa situação de inferioridade", complementa. Mariano.

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