Google revela os assuntos mais buscados do ano no Brasil e no mundo

 


De personalidades que chamaram a atenção a eventos marcantes, confira o que o mundo e os brasileiros, em particular, mais procuraram no Google em 2023. Tradicional retrospectiva do "rei" dos buscadores mostra assuntos e termos que mais cresceram nas pesquisas ao longo do ano.

O levantamento realizado pelo Google Trends permite que você visualize os resultados de acordo com cada país, ou seja, é possível saber o que foi que os brasileiros mais pesquisaram em 2023. 

Divulgado no último dia 11, ranking está dividido em 15 categorias, como "Acontecimentos", "O que é?", "Por que", "Filmes", "Séries", "Games", Memes", "Clube de Futebol", entre outras, que dão uma perspectiva dos hábitos e revelam os interesses dos brasileiros que usam a plataforma de buscas. 

A Copa do Mundo Feminina e o submarino que foi de base à procura do Titanic foram os eventos que mais hitaram nas pesquisas do Google no Brasil. Já na categoria Filmes, Barbie e Oppenheimer foram os mais buscados. A boneca da Mattel também garantiu o Top 2 na lista dos assuntos que mais viralizaram neste ano. As apresentações de Coldplay, Taylor Swift e RBD são o pódio da categoria Shows, enquanto o ator Kayky Brito e a atriz Larissa Manoela se destacaram na categoria Personalidades.

Confira a seguir a lista completa com os Top 10 mais buscados em 2023 no Brasil, em comparação ao ano anterior, para cada uma das categorias.

Acontecimentos

O evento mais buscado pelos brasileiros em 2023 foi a Copa do Mundo Feminina, que aconteceu em agosto. A Espanha foi a grande campeã da disputa, conquistando seu primeiro título. No Top 2 figura o submarino que desapareceu na missão de visitar os destroços do Titanic. A localização exata do naufrágio do navio e o modelo de controle remoto usado para controlar o submarino foi o que mais aguçou a curiosidade das pessoas. Os ataques de Israel contra a Palestina foi o terceiro assunto mais buscado na categoria. Destaque ainda para o eclipse solar de outubro que provocou um meteoro de memes nas redes sociais e para a posse de Lula, o acontecimento em solo brasileiro mais buscado em 2023.

  1. Copa do Mundo Feminina
  2. Submarino desaparecido
  3. Guerra em Israel e Gaza
  4. Eclipse solar
  5. Terremoto na Turquia
  6. Posse do Lula
  7. Calor excessivo
  8. Greve de metrô em SP
  9. Reforma tributária
  10. Lua Azul

Personalidades

Treta foi o que moveu a curiosidade do brasileiro na categoria. Kaiky Brito e Larissa Manoela aparecem como as duas personalidades mais buscadas pelos brasileiros. Ele sofreu um grave atropelamento ao atravessar a rua na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no início de setembro, e ficou internado por quase um mês. O ator estava em um bar com o amigo Bruno de Luca, que foi acusado de não prestar socorro. Já a briga de Larissa Manoela com os pais, envolvendo a disputa de um patrimônio financeiro avaliado em 18 milhões de Janjas foi o segundo assunto mais buscado da categoria. A atriz chegou a não ter dinheiro para comprar um milho o que render milhares de memes nas timelines. Fechando o Top 3, a apresentadora e empresária Ana Hickmann que foi agredida pelo marido e pediu o divórcio. O ranking da categoria inclui os cantores internacionais que se apresentaram no Brasil, Bruno Mars e Taylor Swift na 8ª e 10ª posição, respectivamente. A cantora ainda teve o nome envolvido à trágica morte de uma fã durante um de seus shows.

  1. Kayky Brito
  2. Larissa Manoela
  3. Ana Hickmann
  4. Daniel Alves
  5. Sidney Sampaio
  6. Faustão
  7. Jeremy Renner
  8. Bruno Mars
  9. Dalai Lama
  10. Taylor Swift


Os assuntos que mais despertaram o interesse dos brasileiros na categoria foram a posse do presidente Lula, que retorna ao cargo para o seu terceiro mandato; o suposto envolvimento do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres na tentativa de golpe de Estado e nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro; e o ministro do STF Alexandre de Moraes por sua atuação na Corte. A aprovação da Reforma Tributária após 30 anos de debates, a cassação de Deltan Dallagnol e inelegibilidade de Jair Bolsonaro também estiveram em alta.

  1. Posse do Lula
  2. Anderson Torres
  3. Alexandre de Moraes
  4. Janja
  5. Reforma tributária
  6. Intervenção federal
  7. Deltan Dallagnol
  8. Marcos do Val
  9. Sigilo de 100 anos
  10. Bolsonaro inelegível

Mortes

A lista traz personalidades que partiram e sensiblizaram as pessoas. Nomes como o da jornalista Glória Maria, das cantoras Rita Lee e Tina Turner. Saudades eternas de MC Marcinho, um dos pioneiros do funk, do ator da série Friends Matthew Perry e do jogador Roberto Dinamite, um dos maiores ídolos do Vasco. Luana Andrade, empresária e modelo que morreu aos 29 anos após fazer uma lipoaspiração no joelho, também mobilizou as buscas. 

  1. Glória Maria
  2. Rita Lee
  3. MC Marcinho
  4. Matthew Perry
  5. Tina Turner
  6. Karol Eller
  7. MC Biel Xcamoso
  8. Walewska
  9. Roberto Dinamite
  10. Luana Andrade

Shows

O Brasil retornou a rota das turnês internacionais em 2023. Coldplay, Taylor Swift e RBD foram os Top 3 mais procurados pelos brasileiros. Também se destacaram nas buscas Alok e Paul McCartney. A disputa por ingressos e a geração de memes movimentaram as redes sociais.

  1. Coldplay
  2. Taylor Swift
  3. RBD
  4. Alok
  5. Paul McCartney
  6. Backstreet Boys
  7. The Weeknd
  8. Red Hot Chilli Peppers
  9. Bruno Mars
  10. Skank

Filmes

Barbie e Oppenheimer foram os destaques da categoria. Embora de estilos muito diferentes, mobilizaram as redes antes mesmo de estrear no mesmo dia nos cinemas e protagonizaram uma odisseia de memes. O ranking também traz longas que se consagraram nas bilheterias, entre eles, Avatar 2, Tudo em Todo lugar ao Mesmo Tempo e Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim. Outro que despertou a atenção dos brasileiros foi o filme de herói Besouro Azul, que teve a atriz brasileira Bruna Marquezine como uma das protagonistas. 

  1. Barbie
  2. Oppenheimer
  3. Velozes e Furiosos 10
  4. Guardiões da Galáxia Vol 3
  5. Avatar 2
  6. John Wick 4
  7. Besouro Azul
  8. Tudo em Todo lugar ao Mesmo Tempo
  9. Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim
  10. Gato de Botas 2

Séries

Um dos principais lançamentos de 2023, a série da HBO Max The Last of Us baseada no jogo de mesmo nome garantiu a primeira posição no ranking da categoria. A estreia da segunda temporada de Loki ocupa o Top 2 e o spin-off de Família Addams, Wandinha ficou com o terceiro lugar das séries mas buscadas pelos brasileiros durante o ano. Outras produções recentes como Rainha Charlotte e The Witcher, da Netflix, também se destacaram. O ranking traz ainda um clássico dos anos 1990, Friends, na sexta posição.

  1. The Last of Us
  2. Loki
  3. Wandinha
  4. Rainha Charlotte
  5. The Witcher
  6. Friends
  7. Outer Banks
  8. Depois da Cabana
  9. Todo Dia a Mesma Noite
  10. The Chosen

O que é?

Uma das perguntas mais clássicas do Google tem uma categoria para chamar de sua. A lista é uma espécie de resumo dos assuntos que estiveram em alta em 2023. Inclui questionamentos sobre temas do cenário político, como intervenção federal, urdu, Hamas e Faixa de Gaza, as principais novidades da Internet e redes sociais, como a nova rede social Threads, as lives NPC e o chatbot ChatGPT. Entre as Top 10 curiosidades dos brasileiros ainda constam o que é instersexo e febre maculosa.
  1. O que é intervenção federal?
  2. O que é urdu?
  3. O que é Hamas?
  4. O que é Threads?
  5. O que é anistia?
  6. O que é NPC?
  7. O que é Faixa de Gaza?
  8. O que é intersexo?
  9. O que é ChatGPT?
  10. O que é febre maculosa?


O Top 3 das personalidades femininas que estiveram em alta nas buscas do Google é composto pela atriz Larissa Manoela [que também aparece na 2ª posição do ranking geral de "Personalidades"], por Ana Hickman e Taylor Swift. Também se destacaram nas pesquisas, a cantora Shakira e a atriz protagonista da série Wandinha Jenna Ortega. As ex-participantes do BBB23 ocupam a 6ª e 7ª  posição da lista, respectivamente. A primeira-dama Janja Lula da Silva e a cantora Sandy encerram a lista das mulheres mas pesquisadas no ano.

  1. Larissa Manoela
  2. Ana Hickmann
  3. Taylor Swift
  4. Shakira
  5. Andressa Urach
  6. Key Alves
  7. Bruna Griphao
  8. Jenna Ortega
  9. Janja
  10. Sandy

Por que?

Tal como "O que é?" o "Por que?" é uma pergunta raiz do Google e dá um panorama dos principais assuntos que mobilizaram os brasileiros. O ranking traz questionamentos sobre temas preocupantes como os ataques de Israel contra a Palestina, a onda de calor e os apagões de energia, amenidades sobre reality shows, bisbilhotice sobre a vida de famosos, curiosidades sobre a proibição de olhar para o eclipse solar e até perguntas singulares como a razão de não existir flor preta.

  1. Por que a guerra em Israel e Gaza?
  2. Por que a Rachel Sherazade foi expulsa?
  3. Por que MC Kauan foi preso?
  4. Por que não pode olhar para o eclipse solar?
  5. Por que o Titanic afundou?
  6. Por que está tão quente?
  7. Por que Dudu Camargo saiu do SBT?
  8. Por que faltou energia hoje?
  9. Por que Daniel Alves foi preso?
  10. Por que não existe flor preta?

Virou trend…

As trends e modinhas que hitaram e divertiram os brasileiros nas redes sociais são o tema desta categoria. A trend que consistia em usar inteligência artificial para criar um personagem próprio inspirado nas animações Disney Pixar foi a mais pesquisada pelos brasileiros. Completam o Top 3a trend da Barbie que criava um pôster personalizado do filme da boneca e a da alma gêmea da Lua, segundo a qual era possível conferir se duas pessoas eram feitas uma para a outra comparando a fase da Lua no dia em que nasceram.

  1. Trend Disney Pixar
  2. Trend Barbie
  3. Trend da Lua
  4. Trend Capa de Álbum
  5. Trend Bruno Mars
  6. Trend Bololo Haha 
  7. Trend da Noiva
  8. Trend Império Romano
  9. Trend do Sobrenome
  10. Trend do Filho

Meme

"Indo ali", um meme raiz com uma imagem engraçada de um Smurf "live-action" para indicar uma ação foi o meme mais pesquisado pelos brasileiros. "Fake Natty", "Suquinho de Maracujá" e o controverso "Lá Ele",  trechos de vídeos que repercutiram nas redes e extrapolaram as timelines também despertaram a curiosidade das pessoas. A sofrência pelo calor também fez aumentar o interesse das pessoas por memes sobre o assunto.

  1. Indo ali meme
  2. Bellingham meme
  3. Fake Natty meme
  4. Suquinho de Maracujá meme
  5. Segovinha meme
  6. 10/10 meme
  7. Lá Ele meme
  8. Calor meme
  9. Flavia Big Big meme
  10. Que tristeza meme

Comida

♪♫ Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa ♪♫. O início do refrão da música "Voando Pro Pará", de Joelma, lançada em 2015, viralizou nas timelines em 2023 e levou o prato típico da Região Amazônica a disparar como a comida mais buscada do ano. A receita leva caldo de Tucupi, Jambu, camarão e mandioca. Deu água na boca? Confira outros pratos que fizeram os brasileiros salivarem no ano.

  1. Tacacá
  2. Bolo Alagado
  3. Salpicão de Frango
  4. Temaki Frito
  5. Roast Beef
  6. Zaatar
  7. Arroz de Cuxá
  8. Ovo de Páscoa de Pistache
  9. Pimenta de bode
  10. Bolo de Coco Fofinho

Games

Um dos jogos mais aguardados de 2023, Hogwarts Legacy, game de mundo aberto inspirado no universo de Harry Potter, conquistou a primeira posição da categoria. Seguido por Baldur's Gate 3, Resident Evil 4 e Diablo IV, da segunda a quarta posição entre os mais buscados, respectivamente.

  1. Hogwarts Legacy
  2. Baldur’s Gate 3
  3. Resident Evil 4
  4. Diablo IV
  5. Starfield
  6. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
  7. Final Fantasy XVI
  8. Mortal Kombat 1
  9. Street Fighter 6
  10. Atomic Heart

Clubes de futebol

As novas equipes do do Neymar e do Cristiano Ronaldo, colocaram os times sauditas Al-Hilal e Al-Nassr no Top 2 das buscas da categoria. O futebol europeu e o estadunidense também marcaram presença com Manchester City e Inter Miami, time onde atua Lionel Messi, respectivamente. Vitoria e Fluminense foram os representantes nacionais na lista dos dez times mais buscados pelos brasileiros no Google em 2023

  1. Al-Hilal
  2. Al Nassr
  3. Manchester City
  4. Inter Miami
  5. LDU
  6. Vitória
  7. Nottingham Forest
  8. West Ham
  9. Fluminense
  10. Al-Ittihad

Veja também: