Meme da Grávida de Taubaté faz 10 anos: relembre o hit que trollou um país inteiro

 


Um dos maiores surtos coletivos dos brasileiros, a história da Grávida de Taubaté completa uma década nesta terça-feira, 11 de janeiro. 

Foi numa manhã de 2012 que Maria Verônica Aparecida Santos surgiu de vestido estampado, barriga gigantesca de quadrigêmeas e uma mentira safada para uma entrevista ao "Hoje em Dia", da RecordTV, sobre sua ~gravidez. 



A moradora de Taubaté, cidade a 140 Km de São Paulo, que vinha sendo chamada de "supermãe" pelo tamanho da barriga que ostentava havia despertado a atenção da mídia local por ser um caso raro. Segundo especialistas, a chance de uma gravidez quádrupla é de uma em 15 milhões. 

O fato gerou interesse e curiosidade, a mulher passaria a frequentar noticiários e outros programas de TV para reportagens sobre seu suposto caso. Ela começou a ser tratada como celebridade ao ser convidada para mostrar sua rotina e as "dificuldades" de fazer as tarefas em casa com o barrigão.



Na RecordTV era o primeiro "ao vivo", entretanto. O apresentador Edu Guedes chorou com a história do casal, formado pela pedagoga e um operário, pais de uma criança e à espera de outras quatro que tinham até nome: Maria Clara, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Vitória. Eles passavam dificuldades financeiras para sustentar o aumento da família

Maria Verônica ganhou fraldas Pampers e outras doações, como móveis e até dinheiro, para o enxoval das bebês.


Assista:



A apresentadora do Hoje em Dia, Chris Flores, no entanto, começou a desconfiar da história. Ela questionou Maria Verônica que reafirmou que estava sim grávida. Não convencida da resposta, Chris pediu ao repórter Michael Keller, do Domingo Espetacular, que investigasse a gravidez da mulher. 

Poucos dias depois, uma reportagem do dominical da Record desmascarou toda a farsa. Na ocasião, o médico que havia atendido a Grávida de Taubaté no segundo semestre de 2011 deu entrevista e chegou a mostrar o exame que comprovava ser impossível a tal gestação de tantos meses. Ou seja, a história era incoerente com a de uma grávida prestes a dar a luz. Segundo Maria Verônica, o parto estava previsto para acontecer na segunda quinzena de janeiro. 

Antes e pouco tempo Depois


O advogado da mulher, Enilson de Castro, por fim, assumiu a falsa gravidez na madrugada do dia 20 de janeiro. A barriga era, na verdade, feita de espuma, silicone e pedaços de pano. Ele afirmou que Maria Verônica não desmentiu a gravidez antes por causa da grande repercussão que o caso tomou.



Em entrevista recente ao Vênus Podcast, Chris Flores explicou como desmascarou a Grávida de Taubaté e qual sua relação com Maria Verônica hoje em dia.



Meme e nova expressão

Com a revelação de que tudo não passava de uma mentira deslavada, o caso passou a ser investigado pela polícia, virou processo por estelionato na Justiça e entrou para a história da internet como um dos primeiros grandes memes brasileiros. 

Por causa da história, o sufixo "de Taubaté", em referência à cidade da falsa grávida, tornou-se sinônimo de algo simulado, mentiroso.


Fantasia de Carnaval 

Um mês após o caso ser desmascarado aconteceu o Carnaval. Dos memes nas timelines para as fantasias nos bloquinhos de rua foi um pulo. A fantasia de Grávida de Taubaté foi um sucesso absoluto e, desde então, vem se repetindo em outros carnavais.

Em 2020, a escola de samba carioca São Clemente levou para o sambódromo uma ala com foliões vestidos do tema e ajudou a repercutir a história.



Ícone da internet

Além dos dias de folia, a imagem da Grávida de Taubaté passou a hitar em outra data, 1º de abril, o Dia da Mentira, e em toda ocasião que se queira passar a mensagem de algo falso. Desenhos, caricaturas, frases motivacionais, nome de podcast, comercial de TV, o Parkour de Taubaté, o boneco de neve de Taubaté e toda sorte de referências à mulher que simulou uma gravidez de quadrigêmeos chegou ao nível que só grandes memes conseguem atingir. 

A ponto de resistir a uma década num ambiente como a internet, onde tudo é fluido, rápido e espontâneo.


Teve trailer de filme

E se a história da Grávida de Taubaté fosse parar no cinema? O pessoal do canal Tapa Olho Experimental, no YouTube, produziu uma prévia do que seria um filme dramático da lenda, com direito a muita zoeira, claro. 

Assista:



Teve comercial de TV

O Burger King aproveitou o meme da Grávida de Taubaté para divulgar uma promoção que oferecia dois sanduíches por 15 taokeys. Nossa garota-propaganda aparece com uma barriga enorme e o inesquecível vestido colorido e diz que precisa comer por dois, pois tem vários bebês. Os segundos finais ainda reservam uma surpresinha... 

Confira a matéria completa e assista:


"Será que depois de 9 meses a gente vê o resultado ou essa gravidez é desculpa pra comer no King em Dobro do BK? Só assistindo! #PartiuBK", diz o texto de apoio do vídeo publicado no perfil da marca no Facebook.


Que fim levou Maria Verônica?

Na época da investigação, a mulher alegou à polícia que tinha problemas psicológicos e queria ser mãe de uma menina. Ela chegou a  ser diagnosticada com pseudologia fantástica. O transtorno, também conhecido como mitomania ou mentira patológica, leva a pessoa a mentir compulsivamente. Segundo especialistas, pseudologia fantástica é a tendência duradoura e incontrolável para a mentira. 

O processo por estelionato acabou sendo suspenso, mas Maria Verônica teve de pagar 4 mil taokeys em indenização para a dona do verdadeiro ultrassom. A mulher, uma administradora de empresas de Santa Catarina, identificou que era dela o exame usado para "comprovar" a gestação. Desde então, a Grávida de Taubaté optou por se isolar.


Grávida de Taubaté 10 anos

O décimo aniversário do meme bombou nas redes. 




Até perfis famosos mencionaram o assunto.

Confira a repercussão:

















O plot, meu pai





Veja também: