A Palavra do Ano é "Vax", abreviação de vacina



"Vax", abreviação para "vacina", foi eleita como a Palavra do Ano pelo Dicionário Oxford, da Inglaterra, e surpreende 0 pessoas.

Segundo a tradicional instituição inglesa, o termo, que foi muito usado em campanhas de imunização contra covid, é o que melhor resume e define o ano de 2021. A escolha ocorrida na segunda-feira, 1º de novembro, foi "óbvia", pois a palavra causou "um impacto mais impressionante", explicou à BBC, Fiona McPherson, editora sênior do Oxford English Dictionary [OED].

Grafias vax e vaxx são aceitas, mas a forma com apenas um "x" é a mais comum


"É uma palavra que remonta pelo menos à década de 1980, mas de acordo com as nossas pesquisas, raramente foi usada até este ano", contou Fiona. Entre os muitos termos usados como sinônimo de vacina em inglês, como "jab" e "shot", "vax" acabou sendo escolhido por sua "força de chamar a atenção e de não precisar de explicações". 

A executiva também destacou a versatilidade em formar outras palavras, como "vaxxie", selfie feita durante a aplicação, e "anti-vax", negacionista da vacina.

O gado pira

Curiosamente, "vax" vem do latim "vacca", que, sim, meus amigos, significa "vaca". 

Na passagem do século XVIII para o século XIX, entre o final da década de 1790 e início de 1800, o trabalho pioneiro do médico e cientista inglês Edward Jenner desenvolveu uma vacina contra varíola usando varíola bovina, uma infecção causada por vírus que dá de modo brando em vacas. Daí a explicação para a origem do termo. "Vax" foi registrado pela primeira vez em 1799. Já "vaccination" [vacinação] e "vaccinate" [vacinar] tiveram seus primeiros registros em 1800. 



Palavra do Ano

De acordo com o respeitado dicionário em língua inglesa, a eleição da Palavra do Ano é uma forma de refletir sobre "o ethos, o humor e as preocupações" das pessoas no fim de ano. Com mais de 14 bilhões de verbetes e constantemente atualizado, o dicionário coleta palavras de fontes de notícias em todo o mundo de língua inglesa.

Palavra do Ano 2020

No ano em que o mundo viu explodir a pandemia da covid-19, o Oxford tomou uma decisão inédita e elegeu como Palavra do Ano não um termo, uma expressão ou mesmo um emoji, como já fez anteriormente, mas uma série de palavras, como covidiots, Blusday [a forma como os dias da semana se confundem entre si, reflexo do isolamento social], além de outros sem relação direta com a pandemia, como "Black Lives Matter", "descolonizar" e "aliado".

Em edições anteriores, "Emergência climática", "Tóxico" e "Pós-verdade" foram escolhidas como a Palavra do Ano.

Veja também: