Novos emojis chegam em 2020. Serão 117 ícones inéditos


As conversas por mensagens ficarão ainda mais divertidas. Um novo pack de emojis foi anunciado pela Unicode, consórcio responsável, pela aprovação das carinhas. Serão ao todo 117 novos figuras que deverão chegar aos sistemas operacionais e aplicativos no segundo semestre do ano. 

Divulgado na quarta, 29, o pacote "Emoji 3.0" traz 62 desenhos inéditos, novos animais, como foca e barata; novas comidas, como pimentão e azeitona; e novos objetos, como chinelo, patins e sanfona; além de itens típicos de alguns países, como a matriosca e a piñada. O catálogo contempla ainda outros 55 desenhos inclusivos com variações de tom de pele e gênero.

Sabe aquele emoji maroto que a gente olha e pensa "como é que não tinham feito isso antes"? Temos. Dessa vez foi a "mãozinha italiana".



Confira o bonde todo:



Segura esse vídeo de apresentação:



Como sempre acontece a cada lançamento de novos emojis, os designs originais apresentados pela Emojipedia dão apenas uma ideia do visual de cada ícone, pois a aparência final varia de acordo com as fontes e padrões adotados pelas diferentes plataforma, como iOS, Android, WhatsApp e Twitter. Da mesma forma, o prazo para a chegada dos novos emojis a smartphones e outros serviços online depende da adoção de cada fabricante.

O esforço contínuo de inclusão social e de quebra de estereótipos pode ser visto no novo pacote de emojis aprovados, que inclui a adição da bandeira do orgulho trangênero, por sugestão do Google e da Microsoft, e a figura do Papai Noel em diversos tons de peles e gêneros. 



Ainda, zelando pela quebra de estereótipos, os novos emojis incluem pais amamentando bebês com mamadeiras, além das figuras sugeridas pelo Google de homens vestidos de noiva e mulheres trajando smoking. 


Vale lembrar, os novos símbolos se somam aos 230 desenhos inclusivos lançados em 2019, sendo alguns com gênero neutro e outros com foco em deficiência de locomoção.



O pacote Emoji 13,0 inclui alguns desenhos curiosos, como acordeão, lápide, ninjas, escova de dentes, chave de fenda e até uma armadilha para ratos. 

Vem ver alguns emojis que já estão chamando a atenção da galera:













Confira outros destaques, como gato preto, chinelo e sanfona.











Veja também:

Vasco posta emoji de helicóptero em resposta a Perrella. Ex-senador 'Helicoca' dirige Cruzeiro
Os emojis mais usados no Brasil e no mundo: #DiaMundialdoEmoji
Emoji de cabelo cacheado, já temos: Apple anuncia mais de 70 novos ícones em comemoração ao Dia Mundial do Emoji
Boa pegação, transantes: emojis tarados grátis pra apimentar a troca de mensagens
Facebook revela os emojis mais usados no Brasil e no mundo
Emojis salientes em outdoor de motel
Descubra de onde vêm os emojis, segundo os bebês
Qual é a sua reação às novas reações do Facebook? 
Pediu a namorada em casamento usando apenas emojis
Artista trolla outdoor do McDonald's
WhatsAppeando sem parar | TIM e Barbixas
Oscar 2015: marcas, memes e posts de oportunidade

Conheçam o 'avô' do Chico Bento: Dia do Quadrinho Nacional e a curiosa origem da data


Quantos anos vocês tinham quando descobriram qual foi o primeiro quadrinho brasileiro? Mas, pera, é Dia Nacional dos Quadrinhos ou Dia do Quadrinho Nacional? As duas datas existem, entretnto muita gente boa, elegante e sincera confunde os nomes - até quem trabalha com quadrinhos, acredite.

O 30 de janeiro é dedicado às histórias em quadrinhos com o selo BR de qualidade. Um dia para celebrarmos a produção nacional, seus autores e obras.

Salve Maurício, Henfil, Laerte e tantos outros! Vivas também aos leitores, editoras, colecionadores, jornalistas e outros profissionais que ajudam a escrever a história do quadrinho nacional.

Saiba como surgiu a data

O Brasil é pioneiro na publicação de histórias em quadrinhos, segundo uma pesquisa realizada em 1984 pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas de São Paulo.

O levantamento examinou o acervo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e descobriu a obra de Ângelo Agostini, um italiano radicado no Brasil que em 1867 começou a publicar seus desenhos e charges no "Cabrião", jornal de São Paulo. Agostini mudou-se para o Rio em 1869 e seus quadrinhos passaram a sair pelo "Jornal Via Fluminense".

Foi pelo semanário carioca que, em 30 de janeiro do mesmo ano, Agostini publicou o primeiro quadrinho considerado brasileiro: "As aventuras de Nhô-Quim" ou "Impressões de uma Viagem à Corte".


A história semanal em página dupla mostrava o personagem caipira de mudança das Minas Gerais para a corte do Rio de Janeiro. O contraste entre os costumes do interior e os da capital permeado por críticas bem-humoradas era tema recorrente. Vem daí algo que se tornou uma tradição entre os cartunistas brasileiros, o humor como crítica social.

Hoje faz 151 anos que o primeiro quadrinho brasileiro foi publicado. Em 1985, a data entrou para o calendário oficial do país como o Dia do Quadrinho Nacional. Em homenagem, o Claraboia traz uma tirinha superatual do André Dahmer:


Para mais quadrinhos, clique aqui. Pra outro rolê pelo calendário, aqui.