Facebook vai virar TV: conheça Watch, nova plataforma de vídeos, rival da Netflix e YouTube



Vídeos são o novo eldorado da comunicação. Empresas como YouTube e Netflix cujos modelos de negócios focam na geração de conteúdo em vídeo surgiram e cresceram vertiginosamente nos últimos anos. O Facebook sabe disso e já há algum tempo está de olho nesse mercado promissor.

A rede social está lançando o Watch, uma nova forma de ver vídeos que vai concorrer diretamente com YT e Netflix. Em teste desde quarta-feira, 9, nos EUA, a plataforma terá desde programas de esporte até vida selvagem.


O Watch pretende ser um novo canal para creators divulgarem conteúdo em vídeo, ao vivo ou gravados, para sua audiência ou pra conquistar novos públicos. Com um detalhe que faz toda a diferença: o puta potencial de viralização do Facebook.

Além disso, a rede social tem sinalizado nos últimos meses que pretende disponibilizar conteúdo original e de vídeos além daqueles criados pelos usuários. O Facebook já assinou acordos com empresas como Vox Media, BuzzFeed, ATTN, Group Nine Media.


Watch terá uma aba exclusiva dentro do Facebook com duas seções principais: uma para busca/procura e outra para lista de programas que você deseja acompanhar. Cada novo episódio vai pra essa lista, como uma espécie de feed.

"Aprendemos que as pessoas gostam de descobrir vídeos em suas páginas, mas elas também querem um lugar dedicado em que podem ir e assistir a eles", disse Daniel Banker, diretor de produto da rede social.


O catálogo de séries exclusivas para o Watch disponibilizará programas para áreas de decoração, esportes, documentários, culinária para crianças, reality shows, ciência, natureza e outras.

Já a seção de vídeos recomendados incluirá categorias como 'mais comentados', 'o que está fazendo as pessoas rirem' [com episódios que receberam muitas reações de risada] e 'o que seus amigos estão assistindo' [sim, essa categoria é um lembrete especial de que não existe privacidade no Facebook e que seus amigos vão saber tudo que você assistir].

Inicialmente, o Watch está disponível através do Facebook via mobile, site e também em seu app para TV.


Para atrair produtores de conteúdos originais, o Watch oferece uma divisão de monetização de anúncios bastante interessante: 55% da receita de anúncios fica com os creators, enquanto 45% vai para o Facebook.

O FB não está propondo essa divisão de monetização porque é bonzinho, mas porque quanto mais produtores de conteúdos originais publicarem seus vídeos no Watch, maiores as chances de mais pessoas assistirem a vídeos pela rede social, mesmo aqueles vídeos maiores e com maior retenção de tempo - categoria em que o Facebook perde feio em comparação com o YouTube.

Se você é produtor de conteúdo, é possível se inscrever para criar programas para a plataforma através do formulário oficial.


O Watch vai permitir aos usuários "conversarem e se conectarem com pessoas durante um episódio e aderirem a grupos de pessoas que gostam dos mesmos programas, criando comunidades", afirmou por mensagem Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook.

Por enquanto, a plataforma está disponível somente para alguns usuários dos Estados Unidos, mas o FB  promete ampliar a novidade para mais pessoas em breve.

Veja também:

Facebook revela os emojis mais usados no Brasil e no mundo
Facebook no trabalho, e aí?
O Facebook tirou os agressivos do armário
Hoje é Dia do Amigo, mas só para o Facebook
Logo do Facebook ganha releitura mais realista
Qual é a sua reação às novas reações do Facebook?