Cannes Lions 2015: Outdoor, Media, PR e Creative Effectiveness rendem 30 Leões para o Brasil


No 3º dia do Oscar da publicidade, as agências brasileiras continuam mostrando sua força. O Brasil faturou 22 Leões em Outdoor [2 Ouros, 9 Pratas e 11 Bronzes], 4 em Media [1 Prata e 3 Bronzes], 2 Leões em PR [1 Prata e 1 Bronze] e 2 em Creative Effectiveness, somando 30 Leões no total.

Com os resultados, África e Ogilvy garantiram ser as agências do Rio mais premiadas no Festival. Juntas, contabilizam seis dos 30 Leões que o Brasil trouxe na 3ª feira [23]. Ogilvy com 1 Ouro e 2 Bronzes e a África Rio com 2 Pratas e 1 Bronze.

Confira a lista completa:

OUTDOOR - 22 Leões para o Brasil

A categoria garantiu o melhor desempenho brasileiro até agora. Conquistamos 2 Ouros, 9 Pratas e 11 Bronzes.

O Grand Prix foi para a série de peças com fotos tiradas pelo iPhone 6, World Gallery, da Media Labs Art/TBWA para a Apple. No Brasil, elas foram veiculadas em bancas de jornais, abrigos de ônibus e empenas de prédios.


*Ouro*
B&W Dress/Tunic/Blue Dress/Pulover/Sweter, da Lew'Lara\TBWA para Abrinq
Security Moms, da Ogilvy Rio para Sport Club do Recife. Dá o confere:



*Prata*
Ticket Books", da África Rio para L&PM
Bill Clinton/Scarlet Johansson/Prince William, da AlmapBBDO para Getty Images
Twenty thousand leagues under the sea/Metamorphosis/Treasure/The little prince/War and peace, da F.Biz para Saraiva
Nivea Doll, da FCB para Nivea
Safety WiFi, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat
Pullover/Sweater/Tunic, da Lew'Lara\TBWA para Abrinq
Little Girl, da Y&R para Freddo [2 Leões de Prata]
Judite/Noemia/Mirtes, da Y&R para Tekbond

The Little Prince: poster da F.Biz para Saraiva levou Prata em Outdoor

*Bronze*
Baby Self Sawyer/King/Bob, da Africa para Carta Branca
Pig-Kamasutra/Cow-Kamasutra, da Africa Rio para De Cabron
Hydrat, da Africa para Mitsubishi
Unforgetable Shots, da Africa para Shopping SP Market/Caminho de Volta
Church-Ball/Carpet-wine/Car-vase, da AlmapBBDO para Bayer
Nelson's Food/Ana's Food/José's Food, da AlmapBBDO para Bayer
Papparazi Troll, da AlmapBBDO para Casa do Zezinho
Amur Leopard, da AlmapBBDO para Getty Images
Soundlab Sailors Kiss/Run Girl Run, da F/Nazca para Leica Gallery
Crying airplane/Crying restaurant, da We para EMS
Lollipop, da Y&R para Santa Casa de Misericórdia


MEDIA - 4 Leões para o Brasil

Chegamos a emplacar 18 trabalhos no shortlist, mas apenas 4 foram convertidos em Leões. Dois deles para o Rio. Outra vez, África e Ogilvy.

O GP da categoria foi para Red Light Application, da Y&R Team Red Istambul para a Vodafone da Turquia. Veja:



*Prata*
Ticket Books, da Africa Rio para L&PM

*Bronze*
First Step Project, da Africa para Kanui
Security Moms, da Ogilvy Rio para Sport Clube do Recife
Skip Ad Festival, da Publicis Brasil para Sony Entertainment Television


PR - 2 Leões para o Brasil

Apenas dois dos 12 trabalhos da shortlist viraram Leões. O Bronze é carioca, da Ogilvy Rio.

O GP foi para o festejado #likeagirl, da MSL Nova York/Leo Burnett Toronto para Always. O vídeo foi eleito no início do mês entre os 5 mais amados de todos os tempos ever do YouTubz. Dá o play:



*Prata*
The Art of Waiting, da Grey para Reclame Aqui. Veja mais sobre o trabalho aqui.



*Bronze*
Security Moms, da Ogilvy Rio para Sport Clube do Recife


CREATIVE EFFECTIVENESS - 2 Leões para o Brasil

Faturamos Ouro com "Carequinhas", da Ogilvy para o Graac, e Prata com o "Enterro do Bentley", da Leo Burnett Tailor Made para Associação Brasileira de Transportes de Órgãos.

Lembrando que a categoria, como o nome sugere, premia trabalhos que comprovam resultados eficientes para seus anunciantes. Apenas cases vencedores em Cannes podem concorrer.

Até 2014, só valiam trabalhos campeões do ano anterior. Agora, a regra da categoria teve uma mudança e ampliou o prazo para três edições, dando mais tempo às agências para apresentar resultados comprovados.

O GP ficou com Live Test Series, da Forman & Bodenfors [Suécia], para Volvo Trucks. Tá lembrando? Claro que sim! Aquele do Van Damme mandando ver no espacate entre dois caminhões. O trabalho já havia faturado os GPs de Filme e Cyber em 2014. Com 100 milhões de views no YouTube - Wow! - o GP foi merecido.

Taca le pau, Marcos: Morro da Vó Salvelina ganha placa oficial



Lembra do meme "Taca le pau, Marcos"?

O vídeo que levou os primos Leandro Benica e Marcos Véio ao estrelato da webz bombou há um ano e apresentou para o Brasil o Morro da Vó Salvelina.


Agora, a prefeitura de Taió, no Vale do Itajaí, inaugurou uma placa com a indicação do local famoso que virou ponto turístico. A dita cuja foi um pedido da própria Vó Salvelina: "Quero aqui deixar meu carinho e o empenho de todos que ajudaram pra que essa placa chegasse no lugar certo", escreveu nas redes sociais, segundo a prefs da cidade.

Com a placa, ficará mais fácil encontrar o morro que fica no distrito de Passo Manso, a 16 quilômetros do centro de Taió. Justa homenagem a um Brasil interiorano e ainda inocente.

Postado pelos garotos no início do ano passado, o vídeo caseiro com a narração do Leandro bateu os 6,2 milhões de views. "Pode vir, Marcos! Lá vem o Marcos descendo o morro da Vó Salvelina! Taca-le pau nesse carinho, Marco! Taca-le pau, Marco! Taca-le pau! Taca-le pau! Mazá, Marco véio!"

Tem como não amar? Dá o play lá em cima.