Desafio do Balde de Gelo: críticas, calotes e depoimentos emocionados


Em vez de atirar a primeira pedra por que não se jogar um balde de gelo? Tenho visto gente de saco cheio de tantos vídeos a ponto de criticar a iniciativa. Li de tudo, como "São Paulo deve estar amando". Ok, a cidade passa por uma crise de abastecimento de água, mas o que a campanha tem a ver com isso? Administração eficiente irá tirar SP da situação, não baldes usados para dar visibilidade a uma doença incurável. Há comentários mais infelizes como "Com tanta coisa mais importante para resolver". Como assim?! Um pouco de altruísmo vai bem.

O #IceBucketChallenge é a forma que a ALS Association encontrou de promover a conscientização sobre a ALS [aqui]. Pra quem ainda não sabe, a degeneração dos neurônios motores no cérebro e na medula espinhal limita os movimentos de pés, mãos e músculos usados para deglutir, falar e respirar. Em estágios mais avançados, pode até paralisar os olhos. Além disso, não há, atualmente, um tratamento capaz de retardar ou barrar completamente o avanço da ALS. O que existem são medicamentos usados para controlar os sintomas, oferecendo maior independência aos pacientes e prolongando a sobrevida.

Infelizmente, a solidariedade acabou banalizada. Algumas pessoas usaram a iniciativa para autopromoção, posando de caridosos ou, pior, exibindo corpos sarados em trajes mínimos. Lamentável. Porém, o oba-oba não tem nada a ver com o objetivo da campanha. Ainda há quem participou da brincadeira [ok, muito bem], mas não fez as doação [ei, cadê o faz me rir?]. Nos EUA, o movimento arrecadou 71 milhões de reais. Por aqui, estamos loooonge dessa quantia [o Tumblr "Cadê o Doc?" cobra o comprovante dos famosos. Gente como Suzana Vieira, Lulu Santos e Rafinha Bastos estão entre os que provaram a doação, aqui]. O $$ será usado para melhorar o tratamento aos paciente e em pesquisas de cura. Portanto, antes de tomar o banho, tire a carteira do bolso ;)


Se tudo isso não é o suficiente para mudar a sua opinião, Anthony Carbajal, portador da doença, tem um recado. Em um depoimento emocionado, o jovem de 26 anos, diz que, pela 1ª vez na vida, o mundo está olhando para a ALS, e que cada vídeo de uma pessoa cumprindo o desafio eleva o seu espírito e de todos que sofrem do mal. Anthony, que parou de trabalhar para cuidar de sua mãe - que está nos estágios finais da doença - dá o papo: "Eu prometo que a sua newsfeed vai voltar a ter vídeos de gatos e covers de Let It Go". Mas, pelo menos por enquanto, ele está feliz que a comunidade ALS esteja recebendo atenção. Veja:



Outro com ALS que aceitou o desafio foi David McClain. Ele já perdeu o controle sobre as cordas vocais e está paralisado do pescoço para baixo. Por isso, usou um programa de leitura para se apresentar, contar a sua situação, falar sobre a doença, agradecer o apoio de sua família e aceitar receber o banho de água gelada. Ao final, David apenas sorriu. Confira:



Criticar ou simplesmente levar a baldada é fácil. Compreender a gravidade da ALS e se mobilizar para de alguma forma ajudar a ciência a encontrar a cura. Isso, sim, é beeeemm mais difícil.

Veja mais:
#IceBucketChallenge | Desafio do Balde de gelo: ser solidário pode ser divertido

Com

Seja você mesmo. Mas nem sempre o mesmo

Bom fim de semana ;)


Para mais Star Wars, clique aqui. Mais heróis, aqui. Para mais ilustração, aqui.