O tiozinho que encantou o mundo: Gaúcho da Copa vira meme mundial


Tá, o 7 X 1 foi devastador. Maaas é hora de catar os cacos, respirar fundo e seguir em frente. Os BRs têm muito a aprender com a lição de casa que nos foi enfiada goela abaixo pelos alemães - Alô, Felipão! -, mas demos aula de hospitalidade, cordialidade e simpatia ao resto do mundo.

Prova disso é o carismático torcedor Clóvis Fernandes, lembra dele do post de ontem? Seu Clóvis virou meme depois de uma imagem sua abraçado à taça circular o mundo dando cara [e lágrimas] à tristeza do brasileiro diante do massacre [reveja a imagem e o vídeo aqui].

Conhecido faz tempo nos Pampas, o Gaúcho da Copa acompanha a seleção brasileira há anos, sempre com uma réplica do troféu. Já viajou para 60 países para assistir 150 partidas em sete Copas do Mundo, desde a Itália,1990. Em abril, ele foi tema de um vídeo da Fifa que o batizou de o 12º jogador do país.



Seu Clóvis será lembrado não só pela paixão pelo futebol, mas também pelo belo gesto depois que ficou evidente a derrota do Brasil. O Reddit postou a foto em que ele entrega a taça para uma torcedora alemã e diz "Leve para a final. Como vocè pode ver, não é fácil, mas você merece. Parabéns!" .

A história tem corrido o mundo, saiu, inclusive, no Buzzfeed, Mashable e Huffingtonpost. Ele também ganhou uma fanpage, criada por um alemão em homenagem à sua atitude [aqui].




Veja também:

RIP Gaúcho da Copa: adeus ao 12º jogador Clóvis Fernandes

Com dicas da Patrícia Hirschen. Atualização 17.9.15