Brasil estreia em Cannes conquistando 4 Leões no Lions Health


Aberta a temporada de caça aos Leões. Segurem seus forninhos, de 17 a 24 de junho, tá tendo Cannes Lions.

Além de premiar o melhor do melhor da criatividade publicitária, a edição 2017 do maior e mais importante acontecimento da publicidade mundial tem a intenção de solidificar o crescimento que o evento conquistou nos últimos cinco anos.

O 64º Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade ganhou novas categorias de premiação, novos temas e englobou mais segmentos, abrangendo as premiações, Lions Health, Lions Innovation e Lions Entertainment.

Os cobiçados Leões, referência mundial em excelência criativa, serão distribuídos nas categorias: Film, Print, Outdoor, Interactive, Radio, Design, Product Design, Promo & Activation, Film Craft, Mobile e Integrated Advertising, bem como Media, Direct, PR, Integrated, Creative Effectiveness, Creative Data, Innovation, Entertainment e Music Ideas, Pharma e Health & Wellness.

Neste ano, o Brasil terá 20 representantes entre os jurados das 23 categorias, incluindo um presidente de júri - o publicitário Mario D'Andrea, da Dentsu, que ficará à frente da categoria Radio Lions.

A categoria Titanium, considerada a mais importante de Cannes Lions, terá o publicitário Nizan Guanaes, da DM9, entre seus jurados. Nizan tá podendo.

Em 2016, o Brasil voltou pra casa com a 3ª colocação entre os 91 países inscritos no Festival, embora o rendimento BR tenha sido inferior ao registrado no ano anterior - foram 90 troféus [sem nenhum GP], contra 108 garantidos em 2015. Ficamos atrás do EUA, tradicional campeão global da competição, com 355 Leões, e do Reino Unido, que faturou 164 Leões.

LIONS HEALTH

O Lions Health surgiu em 2014 para celebrar a publicidade e o marketing específico para o regulado setor de saúde. A premiação é dividida em duas categorias: Pharma e Health & Wellness. Os vencedores foram divulgados no 1º dia de Cannes, 17.

O Brasil faturou 4 Leões. Dois em Pharma [1 Ouro e 1 Prata] e dois em Health & Wellness [2 Bronze].

O desempenho BR ficou aquém do ano passado, quando levamos 5 prêmios no Lions Health, 4 em Pharma [1 Ouro, 2 Prata e 1 Bronze] e 1 em Health & Welness [Prata].

Os trabalhos premiados foram "VR Vacina", da Ogilvy para o Laboratório Hermes Pardini [1 Ouro e 1 Prata em Pharma], "Iris & Thula", da AlmapBBDO para Pet Mars e "Amazon Warriors Safe Collection", da Little George/Ketchum para a Ananse [ambos ganharam Bronze em Health & Wellness].

Vamos a eles:

PHARMA - 2 Leões para o Brasil

*Ouro*
"VR Vacina", da Ogilvy para o Laboratório Hermes Pardini

Assista ao case:



O trabalho da Ogilvy que faturou o Ouro em Cannes apostou na realidade virtual [VR] para transformar a experiência da vacina infantil. Na ação, o medo de agulha dá espaço para o entretenimento, ajudando crianças a superarem o trauma das agulhadas, recorrente na infância.

"O que é mais interessante nessa ideia é que conseguimos dar à tecnologia de realidade virtual uma utilidade prática, que resolve um problema e cria uma oportunidade de negócio para o cliente, o primeiro a oferecer esse tipo de serviço. E, o melhor de tudo, as crianças não choram, o sonho de qualquer pai e mãe", comentou Cláudio Lima, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil.



*Prata*
"VR Vacina", da Ogilvy para o Laboratório Hermes Pardini

Em Pharma, não houve Grand Prix.

O júri caiu de amores pelo case "Immunity Charm", da McCann Health de Nova Delhi [Índia], para o Ministério de Saúde do Afeganistão. Mas o trabalho não foi premiado com o GP por ser um projeto de saúde pública - no Festival, os cases do chamado terceiro setor [governo] não são elegíveis para Grand Prix.

Segundo a presidente do júri, June Laffey, "Immunity Charm" é "um fantástico trabalho", é escalável e empodera pessoas. Os demais Leões de Ouro também foram elogiados, mas não conseguiram suplantar a ação da McCann Health da Índia.



Sem GP em Pharma, o case faturou o Grand Prix For Good do Lions Health, que já foi definido.

Em áreas remotas do Afeganistão, analfabetismo e preconceitos tradicionais contra as vacinas faziam com que o país tivesse uma taxa de vacinação em crianças de apenas 50%. Além disso, os médicos enfrentavam uma falta de histórico de imunização, pois os pais não mantinham anotações de vacinação.

Para combater esses problemas, a agência adotou outra tradição afegã. Um bracelete usado para afastar as 'forças do mal' dos bebês, agora também os protege das doenças. Os 'charms' da imunidade são peças coloridas, sendo que cada uma é um código para uma vacina específica. A cada vacina, os médicos adicionam o 'charm' correspondente à pulseira. The "Immunity Charm" ajudou a criar um verdadeiro entusiasmo no Afeganistão pela manutenção do histórico da imunização.


O case que quase conquistou GP em Pharma e levou o GP For Good quase sai de mãos abanando em Health & Wellness. No momento das definições dos prêmios da categoria, ele estava ficando sem nada, mas acabou sendo resgatado e garantiu um Bronze.


HEALTH & WELLNESS - 2 Leões para o Brasil

*Bronze*

"Iris & Thula", da AlmapBBDO para Pet Mars



"Amazon Warriors Safe Collection", da Little George/Ketchum para a Ananse



O Grande Prêmio da categoria foi para "Meet Graham", da Clemenger BBDO para Transport Accident Comission [TAC]. A campanha chegou a Cannes como uma das favoritas a Leões e, logo no primeiro dia do Festival, garantiu o GP.



"Meet Graham" é um projeto australiano multidisciplinar [envolveu um médico, um engenheiro e uma artista plástica que criou um ser humano resistente a acidentes de carro. Ele não se machuca, não sente dor. TAC é uma organização governamental que trabalha pela prevenção de acidentes, na Austrália, mas que também conta com uma empresa de seguro saúde. A organização conduz pesquisas e promove campanhas com foco na educação. Uma delas é a Towards Zero [algo como "em direção ao Zero"] que busca um futuro livre de mortes no trânsito.

Veja também:

Cannes Lions 2016: Brasil conquista 5 Leões no Lions Health