Tapas na cara da sociedade | Banksy


Depois de vender peças anonimamente por míseros 60 dólares [aqui], Banksy segue aprontando arte pelas ruas como parte do projeto Better Out Than In, que durante 30 dias vai espalhar 30 obras pela cidade de Nova Iorque.


Em uma delas, o artista, um dos mais importantes e questionadores da atualidade, transformou um velho caminhão em jardim com direito a borboletas, arco-íris e até cachoeira. A instalação percorre as ruas, enquanto pessoas formam filas e tiram fotos da natureza encurralada e exposta...

Sirens of the Lambs é outra arte provocadora. Vacas, porcos e ovelhas de pelúcia emitem sons dentro de um veículo amendontrador. Os gemidos soam como pedidos de socorro. Aterrorizante. Veja:



Em mais uma obra polêmica, dessa vez Banksy esculacha o McDonald's. Shoe Shine traz um Ronald McDonald mau-encarado observando seu sapato gigante ser engraxado por uma pessoa de verdade.


Durante uma semana, a obra será levada para a frente de uma loja da rede, beeem na hora do almoço. Indigesto, não? Pelo menos para o McDonald's.


A última foi a exposição de pinturas com a colaboração dos Gêmeos brasileiros. Instaladas em baixo de uma ponte com um banco de frente para elas, a obra satiriza as galerias de arte e "seus espaços superficiais de contemplação e reclusos círculos sociais".

Qual será a próxima provocação do cara? Quem viver verá.