Vizinho do Luke Skywalker e de outros famosos

Criar títulos inteligentes e criativos é desafio diário para o redator [amo muito tudo isso]. Mas transmitir um conceito em palavras sem necessariamente usar um título é atingir o orgasmo nirvana. Complicado? Nem tanto. Só provocar um sorrisinho maroto no rosto de quem lê e pronto.

Prova disso é a campanha da Lowe Porta pra Blockbuster, meio das antigas, de 2009 [alguém aí ainda aluga filmes em locadora?], mas perfeita para ilustrar este post. Os prints mostram placas "Aluga-se" em locações de filmes famosos. Simples e brilhante.

A campanha rende inúmeras outras peças [uma da Família Adams seria show!]. Você consegue identificar os "proprietários" das casas abaixo sem colar da legenda?

Star Wars

De Volta para o Futuro

Edward Mãos de Tesoura

Kill Bill, entre eles, o meu preferido. Dá-lhe Tarantino

Não, não é Família Adams rs... Psicose

Mainstream mode ON | Facebook está perdendo popularidade entre os mais jovens

PRE-PA-RA! Os últimos rumores timelines afora dão conta de que o Facebook, aquele que disputa a dominação do mundo contra o Google, anda exibindo sinais de cansaço. E ele não está sozinho. Twitter, YouTubeTumblr e Google+ [só pra citar alguns exemplos] estão perdendo o fôlego por causa de uma nova geração mais interessada em interagir via Whatsapp e outros aplicativos de bate-papo do que nas onipresentes redes sociais.


O raciocínio é simples: Face e amigos se tornaram mainstream, grandes demais para acomodar o espírito inquieto e sedento por diferenciação dos mais jovens. Logo, a galerinha está procurando novas paragens.

Eles não estão desligando o computador para ler um livro, mas migrando para aplicativos de conversa [alguma coisa te lembra IRC, ICQ e os chats de paquera da UOL?]. É a reinvenção da roda: assim como a moda é cíclica e resgata tendências a cada 20 anos, estaríamos voltando à época em que o bacana da webz era passar horas batendo papo.

Larry alvejado

A tendência foi apontada em pesquisa realizada pelo banco de investimentos PiperJafrray entre março/abril de 2012 e o mesmo período de 2013. Segundo os dados, em 2012, 32,5% dos 5 mil adolescentes entrevistados consideravam o Face a principal rede social. Um ano depois, esse número caiu para cerca de 22,5%.

O que tá tirando o sono do Mark, do Larry [passarinho do Twitter] e cia é o fato de a queda não ser isolada. Todas as redes sociais perderam importância comparadas ao ano passado, exceção para o Pinterest e o Instagram, este se manteve estável. Dá uma olhada:


Quem diria, o bom e velho bate-papo está ameaçando o todo-poderoso Facebook. As empresas mais espertas como o Google já estão de olho. Vem novidade por aí...