Chadwick Boseman, o Pantera Negra, morre aos 43 anos. Luto e homenagens ao rei de Wakanda


Chadwick Boseman, o eterno rei TChalla do Universo Cinematográfico Marvel, morreu nesta sexta, 28, aos 43 anos, após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon. A notícia foi confirmada pelo perfil oficial do ator no Instagram e Twitter.

Boseman morreu em sua casa, em Los Angeles, na Califórnia, ao lado da mulher e dos amigos. Ele nunca havia falado sobre a doença publicamente, diz a família do ator na mensagem.



"É com imenso pesar que nós confirmamos a morte de Chadwick Boseman.⁣ Chadwich foi diagnosticado com câncer de cólon em terceiro estágio em 2016 e lutou contra ele nos últimos 4 anos enquanto ele se desenvolveu para um estágio 4. 
Um verdadeiro guerreiro, Chadwick perseverou, apesar de tudo, e nos trouxe muitos filmes que tanto amamos. De Marshall a Da 5 Bloods, August Wilson’s Ma Rainey’s Black Bottom e muitos outros foram filmados enquanto e em meio a incontáveis cirurgias e quimioterapia. 
A honra de sua carreira foi poder dar vida ao rei  T’Challa em Pantera Negra.
Ele morreu em sua casa ao lado de sua mulher e amigos. 
A família agradece pelo amor e orações e pede para que possam continuar respeitando sua privacidade durante esse período difícil"




Além de interpretar o Pantera Negra no MCU, Bosseman deu vida à personagens importantes da cultura negra note-americana. Veja as homenagens ao ator e saiba mais a seguir.


Marvel e personalidades do cinema se despediram

Os estúdios Marvel, o elenco de "Vingadores" e grandes nomes de Hollywood se despediram do rei de Wakanda.



"Nossos corações estão partidos e nossos pensamentos estão com a família de Chadwick Boseman. Seu legado viverá para sempre. Descanse em paz.

Irmãos Anthony e Joe Russo, diretores de "Vingadores Guerra Infinita" e "Vingadores Ultimato"



"Chadwick era um homem muito elegante, íntegro e tremendamente talentoso. Ele inspirou toda uma geração a se levantar e ser rei. Nossa homenagem a ele é mostrando sua gentileza e amor ao próximo. Compartilhe seus talentos de um jeito que impacte. Sempre lute para ser a luz em meio à escuridão"

Chris Evans



"Estou absolutamente arrasado. Isso está além de partir o coração. Chadwick era especial. Original. Ele era um artista profundamente comprometido e constantemente curioso. Ele ainda tinha muito trabalho incrível para criar. Sou infinitamente grato por nossa amizade. Descanse no poder, rei"

Mark Rufalo



"Tudo o que tenho a dizer é que as tragédias acumuladas este ano só se tornaram mais profundas com a perda de #ChadwickBoseman. Que homem e que talento imenso. Irmão, você foi um dos grandes de todos os tempos e sua grandeza estava apenas começando. Senhor te amo. Descanse no poder, rei"

Gwyneth Paltrow



"Tive sorte o bastante de passar algum tempo com Chadwick Boseman no set de Vingadores. Fiquei tão impactada pela sua presença.Ele era a personificação do homem moderno: forte, inteligente, gentil, empoderado. Estou profundamente triste com a morte dele. Que lindo legado ele criou em tão pouco tempo"

Dwayne Jhonson, The Rock



"É difícil ouvir sobre isso. Descanse em paz, irmão. Obrigado por brilhar com sua luz e compartilhar seu talento com o mundo. Meu amor e força para sua família"

Estúdios Disney

"Nossos corações estão partidos e nossos pensamentos estão com a família de Chadwick Boseman. Seu legado viverá para sempre. Descanse em paz"



No Brasil, nomes como como Emicida, Lázaro Ramos, Iza e Ludmilla também prestaram homenagens.
















Uma publicação compartilhada por IZA (@iza) em








Maurício de Sousa e a Turma da Mônica também expressaram seus sentimentos:



Representatividade

A comoção pela morte de Boseman vai além do mundo artístico e de seus admiradores. O falecimento do ator em pleno movimento antirracista assume uma dimensão política.

Ele marcou a história por ter sido o primeiro negro a protagonizar um super-herói num filme de grande orçamento e repercussão. Por meio dele, milhões de pessoas puderam se ver nas telas dos cinemas. O ator virou um símbolo de justiça e luta para toda a comunidade negra nos EUA e no mundo.

A relevância de Chadwick Boseman quando o assunto é representatividade pode ser mensurada por tweets como esse:



Ou por vídeos como esse:



Carreira

Nascido em Anderson, na Carolina do Sul, o ator, diretor e roteirista Chadwick Aaron Boseman sempre se interessou por teatro. Ele escreveu sua primeira peça ainda no colégio.

Formado em Belas Artes pela famosa faculdade predominantemente negra Howard University, começou a carreira artística em 2003 com um pequeno papel na série de TV "Third Watch", exibida no Brasil pelo SBT com o título "Parceiros da Vida". Após participações em seriados como "Lei & Ordem" e "Plantão Médico", o primeiro papel fixo veio em "Lincoln Heights", em 2009.



Quatro anos depois, ele ganhou seu primeiro protagonista no cinema, por "42: A História de uma Lenda" [2013], filme pelo qual se tornou conhecido mundialmente. O longa levou para os cinemas a história do jogador de beisebol Jackie Robins, que em 1947 se tornou o primeiro negro a entrar para um time da Major League Baseball, a principal competição esportiva dos EUA.

O papel lhe abriu portas para interpretar outras personalidades norte-americanas, o cantor James Brown, em "Get on Up. A História de James Brown" [2014] e o juiz Thurgood Marshal, primeiro membro negro da Suprema Corte norte-americana em "Marshal: Igualdade e Justiça" [2016]. Neste mesmo ano ele interpretou Tot em "Deuses do Egito".

Pantera Negra



Ainda em 2016, Boseman estreou em "Capitão América: Guerra Civil" como o Pantera Negra, papel pelo qual seria mais lembrado. Alter ego de TChalla, rei de Wakanda, o personagem criado em 1966 é o primeiro super-herói negro dos quadrinhos norte-americanos.

Em 2018, o ator estrelou o filme  solo do Pantera Negra. O longa do herói de um reino africano fictício e avançado foi sucesso de público e crítica, entrou para a lista das maiores bilheterias do cinema com 1 bilhão de dólares arrecadados mundialmente, além de faturar seis indicações para o Oscar incluindo a de Melhor Filme, das quais venceu três.


Na pele do Pantera Negra, Boseman ainda esteve em "Vingadores Guerra Infinita" [2018] e "Vingadores Ultimato" [2019]. Ele também dublaria o herói na série "What if...", animação que vai estrear na Disney+ em 2021 e estava confirmado para a sequência de "Pantera Negra", prevista para 2022.


Últimos trabalhos 

O ator ainda pode ser visto em seu último filme lançado, "Destacamento Blood" [junho, 2020], em que é dirigido por Spike Lee. Ele também está em "Ma Rainey's Black Bottom". O longa baseado no livro homônimo de August Wilson e protagonizado por Viola Davis tinha estreia prevista para este ano.



Amigos e fãs homenageiam Chadwick:




Globo irá exibir "Pantera Negra" na Tela Quente

Atendendo a pedidos dos fãs, a Rede Globo anunciou neste sábado, 29, que alterou a grade para exibir o filme "Pantera Negra" na próxima segunda-feira, 31 Inédito na TV aberta, o longa passará na Tela Quente, após a novela "Fina Estampa", em homenagem ao ator.



Além disso, antes da sessão começar, o apresentador Manoel Soares, o "É de Casa", vai falar sobre a importância histórica do filme. "Eu esperei quase 40 anos para ter um super-herói parecido comigo e a pessoa que personificou esse sonho não está mais entre nós", disse Soares. "Chadwik Boseman representou essa geração que ansiava por isso e se espelhou nessa conquista", completou.

Dirigido por Ryan Coogler, "Pantera Negra" [2018] é baseado no personagem homônimo da Marvel. No filme, o príncipe TChalla [Chadwick Boseman] volta a Wakanda após a morte do rei TChaka [John Kani] para assumir a coroa, mas uma das tribos que compõesm o reino não apoia o atual governo.

Assista ao trailer:



Confira conteúdo relacionado abaixo e em seguida outras charges e homenagem ao ator

Anúncio da morte de Chadwick Boseman se torna o tweet mais curtido da história
Quando choram os heróis: Turma da Mônica faz homenagem a Stan Lee após morte do quadrinista
Uma mulher e um peixe em uma incrível jornada sobre vida e morte. Assista ao curta 'Sea You'
60 anos de uma história de amor em 90 segundos: comercial do Google para o Super Bowl vai fazer você chorar












Uma publicação compartilhada por ✏️_Alessandro Valli (@_alessandrovalli_) em














Last night my heart shattered, while on the phone with Stephen, when Stephen said, “you’re not going to like this, google Chadwick’s name.” Black Panther, the hero, Chadwick will always hold a special place in my heart. Black Panther was the second movie I saw with husband, while dating. It was such an incredible movie, and made me wish I was a citizen of Wakanda. T’Challa is such a creative super hero and Chadwick played him well. I wanted “All the Stars” to be our “first dance” song, that’s how much Black Panther affected me. It didn’t end up being our first dance, but I remember having the whole dance floor with my husband on our wedding night, thinking about the date we saw Black Panther in the IMAX theater. How special that date was. Chadwick was an incredible hero, man. I had no idea he was in so much pain. I’m happy he’s no longer in pain. I wish he didn’t have to leave us. #wakandaforever
Uma publicação compartilhada por Priscilla Schacht Skinner (@dramaticparrot) em