Mark Zuckerberg e a foto que nasceu histórica


Sinal dos novos tempos, a imagem aí de cima é marcante e, de certa forma, assustadora.


Clicada nesse fim de semana, durante o lançamento dos novos smartphones Galaxy, da Samsung, foi postada por Mark Zuckerberg no Facebook.

Na postagem, com 249 mil curtidas, 6,6 mil comentários e 16 mil compartilhamentos até o momento, o CEO avisa que quem encomendar um dos celulares durante sua pré-venda leva de brinde o óculos de realidade virtual Gear VR, desenvolvido pela Oculus, empresa adquirida pelo Facebook em março de 2014... blá blá blá.

Feito o jabá, o que realmente importa vem em seguida.


Tio Mark conta que já sonhava com a realidade virtual desde os 11 anos e compartilha três fotos do evento. Uma delas, a que dá título a esse post.

Impossível ficar indiferente à cena, Zuckerberg caminhando sorridente ao lado de uma audiência mergulhada em um universo paralelo. Corpos inertes como zumbis, seduzidos pelo mundo virtual. Matrix?


Medooo. Sim ou com certeza?

Os comentários confirmam o sentimento. Entre os mais curtidos, "Damn, it's kind of creepy" [Caramba, isso é meio assutador], "Mark, doesn’t it feel strange to be the only one walking with your real eyes, while everyone else are zombies in the matrix?" [Mark, não é estranho ser o único caminhando com seus olhos de verdade, enquanto todos os outros sao zumbis na matrix?], "I don’t want to live in a world like this" [Eu nao quero viver em um mundo assim] e "(…) now I see a future of zombies with their eyes covered" [agora eu vejo um futuro de zumbis com seus olhos cobertos].

A imagem também me fez lembrar do antológico comercial 1984, da Apple. Dá o play:

Quem é você na vida, Bob Esponja ou Lula Molusco?


E aí, concorda?

Será que dá pra ter uma terceira opção, do tipo nenhuma das respostas anteriores?

Passar a vida agindo esfuziantemente como o Bob Esponja é tão pé no saco quanto viver reclamando como o Lula Molusco.

Que tal se a gente pudesse ficar com um pouco de cada personagem? Ora levar tudo de boas, como faz o calça quadrada, ora agir de modo centrado e racional, como seu amigo cefalópode. Quem foi que disse que não pode?

Há momentos e momentos, pra cada um deles uma postura. Tacale equilíbrio e bom senso. Como diz aquela sábia frase, "A verdade está nos meios".

Entre Bob Esponja e Lula Molusco? Fico com o melhor dos dois.

Veja também:

Seja você mesmo. Mas nem sempre o mesmo
Você mesmo. Nem sempre o mesmo