Olimpíadas do Rio: as medalhas e a repercussão internacional das Jogos mais tuitados de todos os tempos


A Rio 2016 fez história. 2.515 dias depois, desde a escolha do Rio de Janeiro como cidade sede até a cerimônia de encerramento, a primeira Olimpíada do hemisfério sul encarou putas desafios. Do superfaturamento e atraso nas obras, descrédito e críticas a ameaças de ataques terroristas, passando pela zika e crise política. Que fase!

Apesar dos problemas, mais coisas deram certo do que errado. O Brasil deu um cala boca em quem achava que não seríamos capazes de realizar um evento esportivo desse porte e, de quebra, fez sua melhor participação na história dos Jogos - tanto em ouros quanto no número de medalhas.

Foram 19 pódios, sete dourados. Os atletas BR superaram os 5 ouros de Atenas 2004 e as 17 medalhas de Londres 2012, garantindo a melhor colocação brasileira nas Olimpíadas. Ficamos em 13º lugar, três posições à frente do 16º conquistado em Atenas.


Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom, mas o país não alcançou a meta de ficar entre os dez primeiros do ranking. Este era o objetivo segundo plano lançado um mês após os Jogos de Londres. O que é plenamente compreensível mediante a crise institucional em que o Brasil se encontra.

Nas Paralimpíadas, o plano estabeleceu colocar o país entre os cinco primeiros colocados. Se bem-sucedido, também será um desempenho inédito.

O que o mundo está dizendo sobre a Rio 2016?



Na imprensa internacional, a avaliação das Olimpíadas é predominantemente positiva. No geral, as análises descrevem a realização como bem-sucedida.

"Muitos brasileiros entraram nesses Jogos simplesmente torcendo para nada catastrófico acontecer. Mas o Brasil está terminando a Olimpíada em um tom decididamente otimista", noticiou o Wall Street Journal.




"Apesar de preocupações sobre segurança e zika, os Jogos ocorreram em grande parte sem problemas", segundo a rede americana de TV CNN.

"Superaram muito as expectativas em casa e no exterior", escreveu o britânico Financial Times.

Veja mais sobre a repercussão internacional.


A Rio 2016 bombou em todo o planeta. O engajamento das pessoas em torno dos Jogos rendeu 187 milhões de tuítes e 75 bilhões de impressões [número de vezes que os tuítes relacionados ao assunto foram visualizados na plataforma]. Wow!

Os números fazem da Olimpíada BR a mais tuitada de todos os tempos ever.

Michael Phelps [@MichaelPhelps], Usain Bolt [@usainbolt] e Neymar [@neymarjr] foram os atletas mais comentados do Twitter no mundo no período olímpico. Seguidos pela ginasta Simone Biles [@Simone_Biles] e pelo treteiro nadador Ryan Lochte [@RyanLochte].


Além da coleção de ouros, Phelps e Bolt chamaram atenção por ser a despedida de ambos das competições olímpicas. O Raio também foi notícia por conta do pente e rala que teve com uma brasileira.



Já Neymar se envolveu numa treta com torcedores, enquanto Lochte mentiu para a polícia e acabou perdendo patrocínios.




Natação, futebol, atletismo, ginástica e tênis bombaram como os esportes mais mencionados. Já as hashtags mais utilizadas pelos usuários do Twitter ao redor do mundo foram #Rio2016, #Olympics e #CerimoniaDeAbertura.



O maior pico de conversas ocorreu às 20:11 de 20 de agosto, quando Neymar marcou o pênalti decisivo de Brasil X Alemanha, garantindo a 1ª medalha de ouro da história para o futebol masculino brazuca. Em 2º lugar ficou a vitória de Bolt na prova de 100 metros rasos, às 22:28 de 14 de agosto, quando o atleta se tornou tricampeão olímpico. Já o 3º pico de conversas aconteceu quando Neymar marcou o 1º gol BR na final do futebol contra os alemães, às 17:57 de sábado [20]. Os dados sobre os maiores picos referem-se às competições realizadas durante a Olimpíada, sem contar as cerimônias de abertura e encerramento.

Confira no infográfico [para ampliar, clique aqui e, em seguida, na imagem, ao abrir a janela].


Veja também:

Obligado, Rio: os melhores memes da cerimônia de encerramento das Olimpíadas
Chupa, croissant, aqui é Biscoito Globo: zoeira, tretas, vaias e memes na Rio 2016
Tocha Olímpica e suas aventuras tupiniquins 2
Abertura das Olimpíadas: vem ver os melhores memes, reações e zoeira
Golpe sincronizado: nova modalidade dos Jogos do Rio
Tocha Olímpica e suas aventuras tupiniquins
A vozinha que acendeu sua vassoura com a Tocha Olímpica: Dona Irene e a Tocha
Jogaram água na Tocha Olímpica
Rio 2016: filme oficial dos Jogos traz cenas que entraram para a história das Olimpíadas ao som de Emoções do Roberto Carlos
Rio 2016 ganha "Bolão do Atentado"
Pó olímpico: tráfico usa Olimpíadas para vender cocaína
Rio 2016: o comercial mais realista das Olimpíadas é norueguês
Rio de Janeiro é selva com direito a animais mutantes que viram atletas em comercial para os Jogos
Rio 2016 apresenta slogan e medalhas olímpicas
Rio 2016: COI lança campanha global para Jogos Olímpicos, Juntos Nós Movemos o Mundo
Sadia lança campanha para Olimpíadas do Rio com mascotes colecionáveis
Com dancinha no Pão de Açúcar, Havaianas lança sua primeira campanha global de olho na Rio 2016
Judoca Mayra Aguiar luta no alto da Pedra da Gávea | É pra sempre ou nunca
Arthur Zanetti treina no alto do Pão de Açúcar | È pra sempre ou nunca
Coca-Cola traz seu Urso para curtir o Rio e as Olimpíadas
Rio 2016: 1 Year to Go Falta 1 Ano
Rio 2016 e lá vamos nós | O Amanhã começa agora - Nike