Bugando o cérebro: ilusões de ótica de pirar o cabeção


É você, satanás?

Coisas que os olhos veem, mas não são reais podem ser bem divertidas - e você não precisa dar um tapa na pantera nem usar dorgas pra isso. Duvida?

Veja no player abaixo e saiba mais a seguir.



Wow!


Ilusões de ótica sempre fascinaram a humanidade, o britânico Marc Blank-Settle que o diga. O professor da BBC Academy ficou intrigado com os trilhos do trem de brinquedo do seu filho que aparentemente mudam de tamanho.




Seu tuíte está bombando com mais de 3,9 mil curtidas e 3,8 mil compartilhamentos.


Os objetos são, na verdade, do mesmo tamanho. O lance é que o lado mais curto de um deles está próximo ao lado mais comprido do outro. Isto confunde o cérebro, que acaba por interpretar ilusoriamente que um dos trilhos é mais longo.


Escher feelings.


Confira as melhores ilusões de ótica de todos os tempos, segundo a revista Super Interessante:


1. Retas ou curvas?
As linhas são tão retas quanto as de um tabuleiro de xadrez.


2. Limões agitados
Efeito da caipirinha? Não, as diferenças entre luz e sombra criam movimentos microscópicos nos seus olhos e os grãos parecem se mexer.


3. Flores inebriantes
O efeito visual que parece fazer as flores desabrocharem é por conta do padrão de cores de cada ícone. Eles estimulam as áreas do cérebro responsáveis por detectar movimento.


4. Rodas alucicrazys
A repetição de padrões assimétricos e curvos emulam a forma como percebemos uma roda em movimento. Seu cérebro cai feito um patinho na impressão de que elas estão girando.


Veja também: