Após Brumadinho, empresa faz ensaio com modelos sujos de lama e gera revolta. Famosos também prestam homenagens polêmicas


Em um momento de profunda consternação por Brumadinho, a Jendayi Cosméticos pensou que seria uma boa ideia fazer um editorial inspirado na tragédia. A empresa contratou modelos para posarem como vítimas do rompimento da barragem. Fotos publicadas nas redes sociais da marca estão gerando uma série de críticas e protestos.

Famosos, como Gisele Bünchen e Nego do Borel, também cometeram deslizes ao se manifestarem sobre a tragédia ocorrida na cidade mineira e que deixa até o momento 84 mortos e 276 desaparecidos.



Estética do absurdo

O "ensaio-protesto Brumadinho Clama", como foi chamado pela Jendayi Cosméticos, mostra famílias, incluindo crianças, cobertas de lama junto à bandeira do Brasil. As imagens foram produzidas por Jorge Beirigo, fotógrafo e diretor de marketing da empresa.

"O objetivo da campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza... a beleza da vida. [...] Nossos cosméticos embelezam os cabelos, mas nossas atitudes podem deixar um sorriso, um olhar, uma familia, um sonho... mais iluminado e bonito. Nossa empresa está nesta luta", afirma a publicação no Facebook.



A Jendayi diz ainda que o ensaio foi produzido com o intuito de "incentivar a todos a não desistirem desta luta e irem até o final, seja com orações ou doações".

Embora a empresa conte com apenas 427 seguidores em seu perfil, o "ensaio-protesto" já atingiu mais de 9 mil reações, 4 mil comentários e 2 mil compartilhamentos. A grande maioria de pessoas está criticando a falta de sensibilidade do conteúdo e acusando a empresa de oportunismo.



Reações

"Que vexame"; "não bastasse a falta de noção e o mal gosto, ainda tem piadinha publicitária de CLAMA com LAMA"; e "Brumadinho Clama. Clama respeito também. Adorei conhecer a marca que nunca vou usar ou indicar. A curiosidade agora é como este oportunismo será visto pelo CONAR, que é o órgão que regulamenta as práticas publicitárias / incluindo as abusivas de oportunidade" foram alguns dos comentários publicados nos canais da marca.

As reações não param por aí, "Meu Deus. O que é isso Jendayi Cosméticos, que falta extrema de respeito. Se há alguma consciência em vocês, apelem pra ela…"; “Apelo desnecessário. Tem forma melhor de protestar. Não gostei, apesar de respeitar"; "Brasileiro tem mau gosto de nascença. É um nojo completo!!!"; "Caraca…que absurdo isso!"; "Que campanha horrorosa. Enquanto eles posaram para estas fotos, a realidade se impõe de outra maneira. Há 300 pessoas desaparecidas e sob a lama. Falta de humanidade, desejo de aparecer de qualquer maneira"; "Parabéns, ficou uma merda vocês usarem uma tragédia pra promover a marca"; "Empresa usando a tragédia como propaganda de si"; "Que absurdo!!! Caralhooooooo não é possível!!!! Como uma merda dessa é aprovada por várias pessoas???? Quem teve a ideia, quem aprovou, quem fotografou, quem produziu, quem maquiou, quem se prestou a esse papel… caralhoooo mta gente envolvida e ninguém com senso crítico pra perceber que é de péssimo gosto uma empresa se promover em cima de uma tragédia????? Pelo amor de Deus gente!!!! Acordem!!!!! Que tristeza"; "Pegaram carona na dor dos outros!"; "Isso não é manifestação. Isso é tentativa de promoção em cima da tragédia alheia. Envergonhada. Nem conhecia essa marca, agora, toda vez que vir, farei propaganda contrária".

Apesar da repercussão negativa, a publicação continuava disponível até a tarde desta segunda-feira, 28. Na terça já havia sido excluída. O Instagram da Jendayi está desativado.



Pedido de desculpas

Após os ataques à marca se intensificarem, a Jendayi Cosméticos se posicionou. Por nota de esclarecimento, afirma que irá doar ração para animais da cidade e que enviará à Brumadinho uma equipe para apurar informações sobre quais itens as vítimas estão precisando. "Sobre a foto principal da campanha, nosso fotógrafo criou uma imagem para ilustrar nossa campanha social. A foto não foi feita no local da tragédia”, esclarece a empresa.

Além da nota, a empresa emitiu um comunicado oficial. Veja o texto na íntegra:

"A Jendayi Cosméticos vem por meio desta pedir desculpas pela má repercussão de campanha veiculada por nós. Em nenhum momento tivemos a intenção de ofender as vítimas do crime ambiental em Brumadinho. As fotos tinham uma intenção de protestar e jamais de se aproveitar da situação. Reiteramos nossos pedidos de desculpas as vítimas e a sociedade em geral por nossa campanha mal elaborada. Nossas mais sinceras condolências as vítimas e ajudaremos no que for possível."



Celebridades também recebem críticas por "homenagens"

Gisele Bündchen publicou uma foto em seu perfil no Instagram em que aparece orando envolta por um véu. A modelo foi muito criticada pelo excesso de "produção" ao falar sobre um tema tão triste. A publicação foi excluída.

Outro que também foi infeliz em sua manifestação de pesar é Nego do Borel. O cantor que vem sendo alvo de críticas por seus comentários LGBTfóbicos, causou polêmica ao postar uma imagem onde parece estar rezando e diz, na legenda, lamentar por Brumadinho.



Aparentemente tudo ok com a publicação. Acontece que usuários das redes sociais descobriram que a imagem é sequência de outra foto divulgada por ele para celebrar o Ano Novo.




Já a youtuber e digital influencer Mari Moon que havia postado no Instagram uma maquiagem para "expressar sua tristeza", com lágrimas em formato de coração, também foi condenada por tratar um tema denso de modo leviano.




Mari usou o Twitter para se explicar aos seus seguidores. "Desculpaí já apaguei. Eu tava triste e na hora de fazer minha make quis deixar lágrimas e passar o dia com elas na cara. Achei artístico e sincero, mas aparentemente não deu certo. Não precisa me crucificar, não. Nunca quis usar o problema pra chamar atenção, quem me conhece sabe", disse.




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