Felipe Neto e Bolsonaro são eleitos entre os 100 mais influentes do mundo


A revista Time revelou sua tradicional lista das "100 pessoas mais influentes do ano" na noite dessa terça-feira, 22. 

Felipe Neto e Jair Bolsonaro são os únicos brasileiros a constar na edição 2020 da relação que traz músicos, políticos, astros do cinema e da TV, esportistas, empresários, filantropos e outras personalidades que se destacaram mundialmente, segundo a publicação.



Em lados opostos das trincheiras, Felipe, com 52,4 milhões de seguidores, e Jair, com 6,6 milhões de seguidores, tiveram apresentações beeem diferentes. Enquanto o youtuber e empresário carioca foi descrito pelo deputado federal David Mirando [PSOL-RJ] como "o mais importante influenciador digital do Brasil e, possivelmente, do mundo", o político foi apresentado pelo editor internacional da revista, Dan Stewart, como "o presidente cujo ceticismo teimoso sobre a pandemia e a indiferença à espoliação ambiental elevou os números [de tragédias]".

Miranda relatou à Times a trajetória de Felipe. "O domínio online de Neto não é novo. Uma década atrás, da humilde casa de sua família no Rio de Janeiro, ele começou a criar conteúdo para o YouTube [...] o que mudou radicalmente é a forma como Neto usa a plataforma", escreveu. O parlamentar destacou a relevância conquistada pelo youtuber ao falar para um público jovem, sobre videogames e celebridades. Porém a partir de 2018, após alcançar uma fanbase leal e acumular inúmeros patrocínios, Neto arrisca sua popularidade para se tornar "um dos oponentes mais eficazes de Bolsonaro", relata o deputado.

"O primeiro grande envolvimento de Neto na política, em 2016, foi um protesto equivocado contra o Partido dos Trabalhadores, de centro-esquerda, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", continua Miranda. Felipe que entrou na categoria "Ícones" da lista ainda foi lembrado pelo vídeo onde denunciava outros influenciadores que não se posicionavam politicamente. Em seguida, o deputado elogiou a gravação de Felipe Neto para o New York Times em que denuncia Bolsonaro como "o líder mais destrutivo do mundo" na pandemia da Covid-19.


Ver essa foto no Instagram

Oi... Eu fui eleito pela TIME como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo. Apenas outros 11 brasileiros já apareceram nessa lista até hoje. 3 Presidentes da República (Lula, Dilma e Jair), 1 Ministro do STF (Joaquim Barbosa), 3 mega executivos (Eike Batista, Graça Foster e Jorge Paulo Lemann), 2 atletas (Medina e Neymar), 1 juiz (Sérgio Moro) e 1 cientista (Celina Turchi) compuseram essa lista até hoje. Hoje, pela primeira vez, um youtuber brasileiro surgiu na lista. Eu não faço a mínima ideia da real dimensão disso, mas prometo que vou continuar tratando com muita responsabilidade o tamanho da influência que eu sei que tenho. Vou continuar lutando pela democracia, pela ciência, contra os negacionistas e obscurantistas. Continuarei enfrentando o fascismo e defendendo mais justiça, igualdade e inclusão. Contudo, preciso ser sincero, eu não faço a mínima ideia do que se tornou tudo isso. Eu sou só um garoto do Engenho Novo e sinto que a qualquer momento vou acordar no minúsculo quarto que dividi com meu irmão durante quase vinte anos, olhar pro teto, suspirar e dizer: “que pena, foi só um sonho”. Eu não sei o tamanho do que me cerca. E espero nunca realmente saber.

Uma publicação compartilhada por Felipe Neto (@felipeneto) em


Por sua vez, o texto sobre Bolsonaro, que entrou na categoria "Líderes", começa descrevendo o Brasil em números. "137 mil vidas perdidas para o coronavírus. A pior recessão em 40 anos. Pelo menos cinco ministros demitidos ou que se demitiram do Gabinete. Mais de 29 mil incêndios na floresta Amazônica apenas em agosto", escreveu o editor da Time fazendo questão de frisar que a influência nem sempre é positiva.

Dan Stewart falou ainda sobre a contradição do país que, mesmo diante deste cenário, 37% dos brasileiros aprovou o presidente em uma pesquisa no fim de agosto, índice mais alto desde que assumiu o cargo no início de 2019. "A aprovação de Bolsonaro é em parte devido ao auxílio emergencial mensal feito para os mais pobres durante a pandemia. Mas também reflete os seguidores fervorosos que ele comanda. Para a base dele, ele simplesmente não erra. É o resto do Brasil, e do mundo, que é deixado para calcular os custos", conclui o editor da revista.



A lista da revista Time contempla cinco categorias: "Pioneiros", "Artistas", "Líderes", "Titãs" e "Ícones". Para conferir na íntegra o texto de apresentação de cada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, clique aqui

A edição impressa da TIME100 deste ano chegará às bancas na sexta-feira, 25.

Confira algumas reações:



















Veja também: