Cangaço Novo: série que virou hit mundial ganha jornal fictício e 'news' com Evaristo Costa



Surfando no hype do formato True Crime, a série de ação Cangaço Novo, do Amazon Prime Video, vem fazendo sucesso mundial no streaming e repercutindo nas redes.

Depois da espanhola La Casa de Papel, da brasileira DOM e da sul-coreana Round 6, a produção brasileira atinge destaque internacional e chama a atenção do público e da crítica. 



Cangaço Novo tornou-se uma das séries mais assistidas no mundo. Além da liderança no Brasil, também conquistou o Top 1 na África e chegou ao Top 10 em mais de 40 países. De acordo com o site especializado Flix Patrol, entre os lugares no quais a série, classificada na categoria New Bandits no exterior, foi mais assistida, estão Portugal, Canadá, Angola, Moçambique, Quênia, Costa do Marfim, Paraguai e Emirados Árabes Unidos. 

As cenas foram gravadas no Nordeste com presença massiva de atores e produtores da região.



"O destino é à prova de balas" 

Com direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça, Cangaço Novo fala sobre a violência no interior do Nordeste, com foco na ação de uma quadrilha de assaltantes que ataca agências bancárias em cidades pequenas. A história acompanha a vida de Ubaldo, um bancário morador de São Paulo que se envolve com cangaceiros em busca da herança de seu pai biológico. 

Abordando questões como crime organizado, corrupção e política, "Cangaço Novo" é um faroeste brasileiro que resgata temas populares dos jornais sensacionalistas.

Novo Cangaço

O nome da série remete ao termo "novo cangaço", que descreve a forma de ação de grupos criminosos fortemente armados com bombas e armamentos pesados que cercam cidades, tomam moradores como reféns, explodem caixas eletrônicos e atacam a polícia local. Por sua vez, o termo faz referência à ação de grupos cangaceiros que atacavam povoados e municípios do sertão nordestino nas primeiras décadas do século XX ― o mais conhecido deles foi o de Virgulino Ferreira, o Lampião



Para promover a produção brasileira, a Wieden+Kennedy São Paulo lançou uma campanha que inclui um jornal fictício e um boletim de notícias, apresentado pelo jornalista Evaristo Costa, onde resgata a estética dos polêmicos jornais policiais. A iniciativa expande o universo da série de maneira criativa e engaja o público, conectando a audiência com a trama sem correr o risco de revelar os temidos spoilers.

Não é a primeira vez que Evaristo Costa é convidado a participar de uma ação publicitária, o jornalista já havia voltado à bancada para promover filme de Will Smith.



O jornal fictício "Folha de Cratará", inspirado nos sangrentos diários de notícias policiais dos anos 1990 foi distribuído a influenciadores para ampliar o conteúdo nas redes. Em tempo, conhecida como "Capital do Crime", Cratará é a cidade fictícia onde se passa a série e que vem sofrendo uma onda de assaltos a bancos.

Já o "News" com Evaristo Costa trouxe o jornalista apresentando um boletim inédito de notícias fictícias sobre Cratará. A ideia foi recriar como seria a rotina de uma das cidades mais violentas do país.



"Criamos notícias fictícias sobre a série para preservar o enredo original, e de quebra, oferecer ao público uma imersão real à cidade de Cratará, seus personagens, comércio local e todos os seus contornos", explica Charles Faria e Renan Molin, da Wieden + Kennedy SP.

Assista ao trailer da primeira temporada de Cangaço Novo:



Sinopse:
Cangaço Novo conta a história de Ubaldo [Allan Souza Lima], um bancário morador de São Paulo que está insatisfeito com seu emprego e precisa cuidar do pai adotivo, acometido por uma doença grave. Ele decide voltar para sua cidade natal, a fictícia Cratará, no sertão do Ceará, ao descobrir a existência de duas irmãs biológicas Dilvânia [Thainá Duarte] e Dinorah [Alice Carvalho] e de uma herança deixada pelo pai biológico, Amaro Vaqueiro, líder de uma quadrilha especializada em ataques a bancos, que era cultuado na região como um cangaceiro moderno. Ubaldo, então, percebe o quanto a vida deles é impactada com problemas estruturais do brasil, como o crime organizado e a política. Ao tempo que, para cumprir o legado de seu pai biológico, ele se tornará o novo líder da gangue que promete revirar o coração do Nordeste.



Com produção da O2 Filmes, a série estreou todos os seus episódios em 18 de agosto no Prime Video. 

Além dos irmãos protagonistas, interpretados pelos atores Allan Souza Lima, Alice Carvalho e Thainá Duarte, estão no elenco alguns veteranos do cinema e da TV, como Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo, Hermila Guedes e Luiz Carlos Vasconcelos. 

Confira mais imagens do "jornal Folha de Cratará":





Veja também:

Netflix bota ex-Globeleza de pijamas e faz marchinha pra quem vai passar o Carnaval vendo séries: 'Maratonei'
Netflix prende corpo nu em vitrine de ponto de ônibus para lançamento de série
Gretchen e Rita Cadillac saem no tapa por uma vaga em Glow, da Netflix
Inês Brasil, Narcisa e Valesca Popozuda dividem prisão para divulgar nova temporada de "Orange Is The New Black"
Netflix chama João Kléber para comandar Teste de Fidelidade
Netflix dá banho de sangue em Fábio Jr para divulgar série Santa Clarita Diet
Painel da série 3% da Netflix é pichado no metrô de SP
Xuxa e o baixinho que sumiu: Netflix convida apresentadora para promover Stranger Things num vídeo sensacional
Inês Brasil é a nova detenta de Orange Is The New Black na Netflix
Netflix bota Ashton Kutcher dublando Sergio Reis para lançar nova série
Atestado pós-maratona Netflix para justificar atrasos no trabalho ou na escola
Silvio Santos faz propaganda de graça para Netflix, pede um mês e leva assinatura vitalícia