Pokémons brasileiros: ilustrador cria 151 monstrinhos inspirados na natureza e na cultura BR

 


Capivara, vira-lata caramelo, loira do banheiro, cachaça, filtro de barro e até feijão no pote de sorvete, o que acontece quando o puro suco da "brazilian culture" é batido tudo junto e misturado?

Um artista brasileiro vem se dedicando ao trampo de criar um "Pokedex" completo e original, com criaturas inspiradas na natureza e na cultura do nosso país. Após oito meses de muita pesquisa e muito desenho, Bág, como é conhecido o ilustrador Wagner Janelli, acaba de lançar a primeira geração de seu Bágdex, com 151 Pokémons brasileiros, os Bágmons.

Chamado "Bágdex: Jornada Brasil", o projeto que deu um jeitinho brasileiro a um dos jogos mais famosos do mundo está fazendo sucesso nas redes. Um dos monstrinhos que mais repercutiram foi o Benjamuitos, evolução do Benjamais, que por sua vez evoluiu do Benja, inspirado no popular adaptador de tomada benjamin.



Outros três que agradaram bastante o público foram o Colote, Cajaça e Véiguerrero. Como podem ver, semelhança com as bebidas alcoólicas Corote, Cachaça e Velho Barreiro não é mera coincidência.


Grande parte das criaturas são baseadas na fauna e flora nacionais, mas estão longe de ser a única fonte de inspiração do artista. Lendas do folclore brasileiro, times de futebol, comidas, personalidades e até memes serviram de tema para a criação dos Bágmons.

Ícones da culinária BR, como Café e Coxinha, e famosos, como Xuxa, Mamonas Assassinas e Juliette, também foram homenageados. Nem mesmo personagens, como o Zé Gotinha, deixaram de ser lembrados. Enquanto o Sansão da Turma da Mônica vem de Sansoelho, tem Loira do Banheiro virando Banloira, Capivara se tornando Capilorde e Cachorro Caramelo se transformando em Viramelo.

Por que nenhum nome oficial da franquia está no projeto? 

"De todos os projetos feitos por fãs que a Nintendo derrubou, 100% deles usavam algo oficial dela pra se promover. Seja o próprio nome "Pokémon", bases de seus próprios jogos [rom's] ou até mesmo personagens existentes e protegidos por direitos autorais, é por isso que não vai ter e não incentivo nenhuma hackrom da Bágdex. Estamos criando um universo livre de amarras com qualquer coisa oficial. Queremos expandir, e por isso estamos criando nossas próprias coisinhas aos poucos", explica Bág.

Universo em expansão

O ilustrador revelou em seu perfil no Twitter que já está trampando em novos Bágmons para expandir ainda mais a Bágdex. Vem uma nova geração com mais 200 monstrinhos por aí. 

Além disso, Bág está desenvolvendo um app do universo, com descrições completas das criaturas e até mesmo narração; um cardgame, "se tudo der certo, teremos a versão física [do jogo]"; tazos; história em quadrinhos e muito mais novidades. Ele afirmou que não irá ter hackrom. "Não quero processo da tia Nintendo", brinca.

Em resposta a um usuário do Twitter, o ilustrador disse não temer um processinho da empresa japonesa, famosa pela rigidez na proteção de suas IPs, inclusive em relação a versões e homenagens de fãs, pois o objetivo de seu trabalho é "representar a cultura do nosso país e não ser fiel à franquia oficial".

O tweet abaixo dá início ao longo fio com todos os 151 pokémons brasileiros publicados por Wagner Janelli. É só clicar nele para ver a lista completa diretamente Twitter. 



Mais informações e detalhes sobre os Bágmons podem ser conferidos no Instagram e no TikTok do artista.



Além disso, você pode apreciar a imagem abaixo com todos os Bágmons reunidos.



Veja também: