Você sabe por que o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro?


Tá tendo Dia das Crianças. Vocês sabem o motivo da data ser celebrada no 12 de outubro?

Vem comigo que no caminho te explico.

Ilustrações de Sveta Dorosheva


O ano era 1924. Inspirado pela mobilização gerada pelo Congresso Sul-Americano da Criança, realizado em 12 de outubro do ano anterior, o deputado Galdino do Valle Filho propôs uma lei que instaurasse um dia dedicado às crianças. Os parlamentares curtiram a ideia e aprovaram o 12 outubro, em referência ao evento. A data foi oficializado pelo então presidente Arthur Bernardes em 5 de novembro. O primeiro Dia das Crianças real oficial foi celebrado em 1925, há 95 anos.

Em 1940, porém, o presidente Getúlio Vargas alterou a data para 25 de março.

Papo reto? Naquela época os brasileiros não davam muita bola para o Dia das Crianças. As coisas só começaram a mudar nos anos 1950, quando a marca de brinquedos Estrela lançou a "Semana do Bebê robusto" no dia 12 de outubro. A promoção em parceria com a Johnson & Johnson, realizada por volta de 1955, tinha como objetivo dar um levante nas vendas e foi um sucesso, o que motivou outras empresas a copiarem a estratégia e lançarem a "Semana da Criança" em seguida. 

Os fabricantes de brinquedo se reuniram e decidiram escolher nos anos seguintes um único dia para as promoções: 12 de outubro, data do antigo decreto e que acabou pegando com o tempo.

Vocês que não nasceram ontem, já sabem:







Segue o fio:

















Veja também: