Marca de sorvete não servirá dois sabores iguais até que Austrália aprove casamento entre pessoas do mesmo sexo




Houve um tempo, nos primórdios da publicidade, em que bastava falar das características do produto para a propaganda cumprir sua missão. Com a evolução tecnológica e produtos de diferentes fabricantes tornando-se basicamente iguais, a publicidade passou a diferenciá-los pela evocação de sentimentos e sensações: Beba Coca-Cola/Abra a Felicidade.

Depois veio o momento em que a publicidade passou a criar experiências de marca investindo no desenvolvimento de uma relação duradoura com o consumidor, a chamada experiência de marca ou Brand Experience.

Como se vê, a publicidade passou por diferentes fases durante sua história. Atualmente, para se destacar frente à concorrência e ser a primeira opção na mente do consumidor, as marcas mais antenadas estão se engajando em causas humanitárias e/ou ambientais.

Mais do que ficar apenas no blá-blá-blá nível da comunicação, marcas devem assumir posturas e encampar iniciativas que, de fato, tornam o mundo um lugar melhor pra se viver - é o tal do propósito.

Em outras palavras, ter um discurso politicamente correto, promover a igualdade e outras mensagens do bem já não é o suficiente. Não dá pra enrolar. A marca precisa mostrar a que veio e um bom jeito de mensurar isso é pelo bolso. Afinal princípios valem mais do que dinheiro.


É o caso da Ben & Jerry’s, a marca não servirá casquinhas com duas bolas do mesmo sabor até que a Austrália aprove o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No país, 72% da população é a favor do casamento igualitário, mas a lei não permite a união.




"Imagine pedir duas colheres do seu sabor favorito e descobrir que não é permitido. Você ficaria furioso. Mas isso não se comprara a forma como você ficaria furioso se alguém dissesse que você não tem permissão para casar com a pessoa que você ama, diz a marca.

A Ben & Jerry’s decidiu se posicionar e baniu a venda de sorvetes com dois sabores iguais enquanto a lei não mudar. O anúncio veio através do Twitter, a mensagem lembra aos australianos que se eles estão irritados por não poderem escolher dois sorvetes do mesmo sabor, eles devem se lembrar que outros ainda não podem optar por casar com quem amam.



A marca perderá algumas vendas, sem dúvidas. Em contrapartida, conquistará uma legião de pessoas que sabem que dinheiro não é tudo e princípios não têm preço.




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