Nova mania do Twitter: joguinho de palavras. O que é 'Wordle' e como jogar?

 


Nos últimos dias, entre um tweet aleatório e outro sobre BBB22, a timeline tuiteira tem se deparado com o aparecimento de bloquinhos verdes, amarelos e pretos/brancos. A mensagem normalmente vem acompanhada de alguns algarismos misteriosos, como 250 5/6. Afinal, o que são os quadradinhos? O que significam os tais números? E por que tanta gente começou a falar sobre eles?

Agora no Claraboia, vem comigo.

A nova trend tem nome: Wordle, um joguinho de palavras viciante que está desafiando e divertindo cada vez mais gente. O jogo em inglês possui outras cópias e já tem uma versão em português, o Termo.

Tanto a versão gringa quanto a BR são ótimas para testar seus conhecimentos na língua e ampliar seu vocabulário. Só escolher a sua preferida e jogar.



Como faz?

Todo dia o jogo lança o mesmo desafio: descobrir a palavra secreta de 5 letras.

A primeira jogada, não tem jeito, é aleatória. Você chuta uma palavra e torce para ter um bom desempenho. Mesmo que erre a palavra, você pode acertar alguma letra. 



Se a letra ficar amarela, significa que ela está na resposta, mas em outra posição. Se ficar verde, você acertou uma das letrinhas e precisa descobrir as restantes para vencer o desafio.

Se a letra ficar preta ou branca, você errou - a cor varia caso esteja jogando no modo noturno.


Ao todo, são até seis etapas, logo, seis chances de descobrir a palavra secreta. No fim, o jogo permite compartilhar seu desempenho em forma de gráfico no Twitter - aqueles quadradinhos coloridos que falei no início.


Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas e os números?

São dois números e duas informações diferentes.

O primeiro diz respeito ao número de desafios lançados. Significa que o gráfico de desempenho da pessoa se refere, por exemplo, a 9ª palavra proposta pelo game.

A fração diz respeito ao desempenho do jogador naquela rodada. São no máximo seis lances. Por exemplo, se aparece 5/6 significa que a pessoa acertou a palavra na 5ª tentativa.

Confira algumas reações:

Cringe? Sim, e daí?


Viciante também:





Parece uma versão de conhecidos joguinhos de acertar palavras, como Forca e outros.





O pessoal não perde oportunidade de fazer um trocadilho, não é mesmo, meu consagrado?

"[voz do pastor de jovens] wordle? você sabe de quem é a palavra que mudará sua vida?"


















Estranhando as cobras e cocos do joguinho acima? É o Queerdle, uma versão do jogo com vocabulário LGBTQ+, em inglês. Nele, os blocos pretos/brancos são substituídos por côcos, os verdes por cobras, amarelos por bananas e pretos por bolas 8.





É só uma trend legal que daqui a pouco também satura e passa. Relaxa.



Veja também: