Amizade entre menino e planta carnívora 'árvore de natal' renova tradições no divertido comercial da John Lewis



O tradicional ― e aguardado ― comercial de Natal da John Lewis está diferente. Nesse fim de ano, a rede de varejo traz a amizade de um garotinho, chamado Teddy, e Snapper, sua planta carnívora de estimação.

A história começa quando o menino encontra uma caixa mística numa feira de antiguidades onde se lê "Plante sua própria árvore de Natal perfeita" e um aviso que mais parece um alerta, "Crescimento rápido". O pequeno pede à sua avó para ficar com ela.



Tal prólogo foi mostrado em um teaser lançado dias antes do filme principal para aguçar a curiosidade do público.

Assista abaixo e descubra o final da história a seguir.



Em casa, Teddy planta a semente e cuida da mudinha que se revela uma planta carnívora da espécie Armadilha de Vênus ou Dioneia [Dionaea muscipula]. A ligação entre os dois se fortalece à medida que o vegetal brincalhão e travesso cresce até que chegam os preparativos para o Natal. Para o menino, Snapper é a árvore de natal perfeita. No entanto, a planta fica grande demais e a família de Teddy a substitui por uma versão mais convencional. Afinal, quem quer dentro de casa uma árvore de natal gigantesca e faminta?

Chateado por sua amiga ter sido expulsa, o garoto pega um presente e corre para entregar a ela. Tomada pelo espírito natalino, sua família resolve dar uma chance à planta carnívora e segue o exemplo de Teddy. O momento de reconciliação é interrompido quando a planta engole um presente inteiro e... 

Bem, assista ao desfecho da história dessa nada tradicional árvore de natal no player abaixo e saiba mais sobre a campanha em seguida.



Depois de 14 anos de uma bem-sucedida parceria com a Adam & Eve/DDB, a John Lewis & Partners entregou sua campanha de Natal a Saatchi & Saatchi. A agência de Londres, parte do Publicis Groupe,  conquistou a conta no primeiro semestre de 2023.

A primeira campanha natalina criada pela S&S para a rede de varejo, intitulada "Let Your Traditions Grow", traz uma pegada mais bem-humorada e faz um pedido: que as pessoas se permitam renovar as tradições ― o que não deixa de conter uma certa ironia, uma vez que a própria varejista trocou de agência após mais de uma década.



O esforço de comunicação, que teve início com o lançamento do teaser, foi baseado na pesquisa "The Festive Traditions Tracker", que investigou a forma como o Reino Unido celebra o Natal. A partir dos resultados do estudo, Saatchi & Saatchi e a anunciante buscaram foco maior no incomum e inesperado, em vez da perfeição convencional.

Os elementos emocionais e personagens antropomórficos, típicos das queridas campanhas de Natal assinadas pela Adam & Eve/DDB, foram mantidos, mas explorando o caminho do humor e da estranheza ― senti uma leve inspiração nos filmes do Tim Burton.



O comercial de Natal da John Lewis é sempre bastante aguardado e, este ano, havia uma expectativa a mais na indústria do marketing por motivos de: o primeiro trabalho da rede varejista com a Saatchi & Saatchi.

Dirigido pelo coletivo francês Megaforce, da RiffRaff, conhecido por trabalhos anteriores com Burberry e Nike, o filme "Snapper: The Perfect Tree" incentiva a adaptação às mudanças e a inclusão de novas tradições. 

A peça, que foi lançada no dia 9 de novembro, é embalada por uma canção original, chamada "Festa", interpretada pelo tenor Andrea Bocelli. A música foi escrita e produzida especialmente para a campanha pela dupla italiana de electropop Le Feste Antonacci.

Além do filme principal, integram o esforço de marketing sete filmes sobre produtos, de 10 segundos cada. Eles sugerem presentes disponíveis nas lojas físicas da rede e via e-commerce, como máquinas de café Nespresso e fragrâncias Jo Malone. Peças para mídia OOH, impressa e material para as vitrines, que darão vida à plantinha nas lojas também fazem parte da campanha que pode ser acompanhada nas redes através da hashtag #traditionsgrow.

Curtiu? Dá para comprar os itens no site da loja


Como faz todo ano, a John Lewis ainda oferece uma linha de produtos temáticos inspirados na campanha de Natal. A coleção Snapper inclui uma planta de pelúcia, pijamas, livros infantis e até mesmo plantas Armadilhas de Vênus reais, entre outros itens. 

A última vez que o anúncio de fim de ano da marca foi liderado por um mascote foi em 2019, um dragão desajeitado chamado Edgar. No ano passado, a campanha de Natal trazia um homem de meia-idade que tentava aprender a andar de skate. "The Beginner" fazia referência ao lançamento do programa "Building Happier Futures", compromisso de longo prazo assumido pela rede de varejo para ajudar os jovens com experiência no sistema de assistência social em várias frentes, inclusive a encontrar carreiras significativas. 

"Somos uma nação que ama as tradições do Natal ― desde tradições clássicas como montar a árvore até a evolução de novas, como criar nossos próprios presentes e reuniões Zoom. Muitos de nós temos tradições festivas únicas e isso as torna ainda mais especiais", analisa a diretora de clientes da John Lewis, Charlotte Lock.

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