A palavra do ano é: 'Tóxico'


Trilha sonora para este post, dê o play e continue a ler em seguida ;)



Se você pudesse resumir 2018 em apenas uma palavra, qual seria?

Para o Dicionário Oxford, a palavra do ano é 'Toxic'.

A Oxford University Press ressalta que o sentido do termo não se limita a "veneno", mas carrega um significado mais profundo que engloba desde produtos químicos perigosos até relacionamentos e modelos de cultura.


Segundo a tradicional instituição britânica, a palavra "Tóxico" teve um aumento de aproximadamente 45% no número de buscas em seu dicionário online, além de ser aplicada "em uma série de contextos, tanto em sentidos literais quanto metafóricos", sendo mais comumente usada em associação a outras dez palavras: "química", "masculinidade", "substância", "gás", "ambiente", "relacionamento", "cultura", "desperdício", "algas"; "ar".


Além de "Toxic", a lista que mostra as 10 palavras que também tiveram um grande crescimento em buscas no site inclui termos como "gaslighting" e "overtourism".



Cá entre nós, 'Tóxico' é termo bastante apropriado para um período cujas consequências nefastas vão reverberar por mais quatro anos, ao menos no Brasil.

Palavra do Ano

O Dicionário Oxford elege a cada ano a palavra que mais se destacou no período. Aquela que representa "o humor ou as preocupações do ano que passou e tem um potencial duradouro como termo de significado cultural", explica.


Não é apenas a popularidade da palavra que é levada em consideração. Para a eleição, uma lista pré-selecionada de verbetes é debatida por um júri até chegar à palavra final.

Interessante é que a palavra vencedora acaba por se tornar comum dentro da cultura do Reino Unido e entrar no vocabulário diário dos britânicos.


Em 2017, o Oxford escolheu para palavra do ano "Youthquake". De acordo com o dicionário, a definição de youthquake é "uma mudança cultural, política ou social significante provocada pelas ações ou influência de pessoas jovens".

A palavra "youthquake" foi criada há cerca de 50 anos por Diana Vreeland, na época diretora da revista Vogue. O termo remete ao poder da geração 'millennial', os nascidos após 1980. Segundo o Oxford, o uso da palavra quintuplicou entre 2016 e 2017.


Também em 2017, Collins, outra editora britânica, elegeu "Fake News" como a palavra do ano. Enquanto o dicionário da editora Merriam-Webster, dos EUA, elegeu "feminismo" como a que melhor representa o ano passado.

Já em 2016, o Dicionário Oxford elegeu "Pós-verdade" como palavra do ano. No ano anterior, 2015, a palavra eleita foi um emoji.

Veja também:

A palavra do ano é 'Pós-verdade'
E a palavra do ano é... um emoji