Os melhores memes do Enem 2022

 


Habemus Enem 2022 edition. Esse ano o Exame Nacional do Ensino Médio possui apenas uma etapa que será aplicada em dois domingos diferentes.

Boas vibrações, meus consagrados.



O primeiro dia de provas rolou neste domingo [13], com 90 perguntas relacionadas a Ciências Humanas e Linguagens, que englobam disciplinas como português, história, geografia, educação física e sociologia, além da temida redação.

Depois do tema da redação, adivinhe qual é o assunto mais comentado do dia. Isso mesmo, ponto extra para quem respondeu os memes do Enem. 



Memes já viraram uma tradição do Enem. Enquanto estudantes ansiosos desabafam nas redes, antes e despois do exame ― afinal, após 5h30 de prova desopilar no Tuinto [ou no Koo] é o mínimo  ― a internet gabarita quando o assunto é zoeira

Teve esquenta para o Enem, Show dos Atrasados flopado, polêmica em torno do tema da redação, treta da Débora Aladin e, claro, a galera comentando os perrengues e o que aprendeu com a prova. 

Vem comigo.



Esquenta do ENEM

O buzz em torno do exame que se tornou a principal porta de entrada ao ensino superior começou antes mesmo de fecharem os portões.













Expectativas foram criadas:



Quem é você no Enem Turma da Mônica edition?



Show dos Atrasados

A conta chega para todos, que o diga o jovem que cresceu se divertindo com os atrasados do Enem.



Vai se criando um clima terrível:





Já não se faz mais um show dos atrasados como antigamente [felizmente]. 



Além do medo de virar meme e chacota, os candidatos estão mais responsáveis. 





Poucos candidatos não chegaram a tempo de realizar a prova. 



Fora os fakes que tentam aproveitar a ocasião para virar meme e celebridade na internet.



Para não dizer que flopou, teve a garota que saiu pra fumar e perdeu a prova.







Segura o plot twist:



Quem tem medo da redação?











Enquanto isso:



Com o final do primeiro dia do Enem, já se sabe o tema da redação determinado pelo Inep: 

















Treta, barulho e confusão

A influenciadora Débora Aladim criticou o tema da redação e causou na internet. 

Se por um lado houve quem concordasse com o posicionamento de Débora, outros criticaram sua abordagem e acusaram a historiadora e youtuber mineira de querer engajamento com a prova.



















O que aprendi no Enem

Segundo professores, a prova abordou contextos relevantes e atuais e foi fundamentada em muita [muita mesmo] "leitura e contextualização", acabou honrando a tradição do Enem. Além dos povos tradicionais, escolhido como tema da redação, outros assuntos foram de Rayssa Leal a Hanna Arendt.

Clarice Lispector caiu no Enem 2022. O texto "Ser Cronista", do livro "A Descoberta do Mundo", em que a escritora comenta sobre o ofício foi tema da prova. Chico Buarque também marcou presença, seu poema "Assentamento" foi tema de uma questão em que era necessário identificar a função emotiva do texto em um de seus versos.

Outro nome presente foi o da filósofa alemã Hanna Arendt. Um de seus principais livros, "A condição humana", teve um trecho citado em uma questão que pedia ao candidato que analisasse a importância da linguagem no processo de construção da sociedade. 

Carolina Maria de Jesus, autora do livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" esteve presente em uma questão sobre o racismo estrutural exposto em sua obra.





A campeã mundial de skate, Rayssa Leal também foi tema da prova em uma questão que abordava a participação e representação feminina em esportes radicais.

Chico Science e o nascimento do manguebeat foi outro tema presente. A questão indagava como se deu a renovação da música pernambucana pelo gênero musical criado pelo jornalista Fred Zero Quatro.

O Enem 2022 também abordou o feminicídio, trazendo uma ilustração sobre o funcionamento e a prática do crime que se tornou comum no Brasil



Assuntos relacionados ao meio ambiente não ficaram de fora, a última conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas [COP26] foi citada e o texto "Carta da Amazônia 2021" foi um dos que serviram de apoio para a redação.

Ainda foram tema do Enem uma campanha do senado perguntando sobre a divulgação do gasto com anúncios publicitários de órgãos públicos.



O escritor Luis Fernando Veríssimo marcou presença em uma questão que faz crítica ao falar rebuscado, conforme a norma culta, em situações corriqueiras.






Ao saber que havia caído no Enem, o autor tuitou seu próprio texto:


Outro citado, o MTST, também compartilhou a questão:









Questões de História? Nunca nem vi.

















Tacale textão





















Para quem sofreu com os textões nessa etapa, fiquem de boas. Semana que vai ter surra de números.



O segundo dia do exame acontece no domingo que vem, dia 20. Os candidatos responderão a 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. Sem redação, a prova durará 30 minutos a menos.


Enem 2022 flopado?

O derradeiro Exame Nacional do Ensino Médio realizado no governo de Jair [ouvi um Amém?] teve apenas 3,4 milhões de inscritos nas duas versões da prova ― impressa e virtual., o menor número em 17 anos de aplicação. Apenas 73% dos inscritos realizaram a primeira etapa do exame, neste domingo [13].







Calendário

O gabarito do Enem será divulgado até o dia 23 de novembro, após o segundo dia de prova, mas vários perfis nas redes e canais no YouTube estão fazendo a correção ao vivo do primeiro e segundo dia de prova.

Inscrições: 10 a 21 de maio de 2022
Pagamento da Inscrição: até 27 de maio de 2022 - 85 reais
Divulgação do local de prova: 24 de outubro de 2022
Enem: 13 e 20 de novembro de 2022
Divulgação do gabarito oficial: até 23 de novembro de 2022
Resultado: previsto para 23 de janeiro de 2023



Questão relevante:



Netflix patrocinando o chill out do Enem



Confira mais memes e reações:














































Veja também: