Criatividade em barras


Excelente aproveitamento do código de barras impresso nas embalagens para comunicar os atributos e benefícios da marca. A iniciativa bomba lá fora, mas ainda é tímida por aqui. Esse é para um restaurante de massas.

Greenpeace faz comercial da Coca-Cola | Só que não

"Nós fizemos um novo anúncio da Coca-Cola, com um ~toque~", declara o Greenpeace da Austrália. Realmente, parece ser mais um dos [excelentes] comerciais da marca - clima pra cima, gente jovem e feliz...


Não é. De repente, a mensagem muda o tom e se torna impactante.


A ong faz um alerta sobre o estrago que as garrafas plásticas provocam, poluindo o meio ambiente e matando os animais, seguido de uma grave denúncia: a companhia estaria atuando contra a legislação de reciclagem prestes a ser implementada no país.


Aperte o plei:



A iniciativa ainda inclui uma ação de crowdfunding [financiamento coletivo, algo como uma mega "vaquinha"] que pretende exibir o vídeo na televisão. Para contribuir, acesse aqui.

Ponto para o Greenpeace por mirar na gigante [claro, se a acusação for verdadeira]. Certamente, outras empresas poluem tanto ou mais que a Coca-Cola, mas não chamariam tanta atenção. A marca paga o preço por atrair os holofotes [faz lembrar o que aconteceu ao Mc Donald's e o documentário Supersize Me].

Controverso, o filme levanta questões importantes: a companhia é responsável pelas embalagens jogadas ao mar pelas pessoas? Por outro lado, a Coca-Cola tem a oportunidade de chamar a responsabilidade pra si e investir na sua capacidade de conscientização ambiental. Um desafio e tanto, é aguardar pra ver.