Vídeo explica crise Ucrânia X Rússia de modo fácil de entender faz sucesso. Assista 'Meu Vizinho tá Putin!'



A internet foi dormir falando de BBB e acordou com medo de uma 3ª Guerra Mundial. A ofensiva russa deflagrada nesta madrugada contra a vizinha Ucrânia deixa o mundo se borrando nas calças.

Como viemos parar nesse ponto? Bem, os vídeos do ator e humorista Pedro Daher publicados em seu perfil no TikTok fazem uma breve introdução ao assunto.

Com dublagens divertidas e um mapa-mundi, o bamba fala de temas sérios de forma lúdica através de vídeos rápidos e fáceis de entender sobre política internacional e eventos históricos. No enredo, os países ganham vida, com direito a olhos e bocas, e conversam entre si. 

Entre as publicações que viralizaram, duas delas abordam o complexo conflito no Leste Europeu envolvendo a Ucrânia e os interesses da Rússia e dos Estados Unidos. "Hello, Ukraine, cumprimenta os EUA num tom dissimulado. "Que tal se você começar a fazer parte da Otan?", convida o Tio Sam. No que a Rússia entra na conversa. "Acha mesmo que vou permitir que integra a Otan, bem ao lado?", desafia.

Confira "Meu Vizinho tá Putin!", parte 1:

@oipedrodaher Conflito da Ucrânia 🇺🇦🇺🇦🇺🇦 #fyp #xyzbca #ucrania ♬ som original - Pedro Daher

O título do vídeo é claro deboche com o nome do atual presidente russo, Vladimir Putin. Rindo com respeito.

Assista a parte 2:

@oipedrodaher 🇺🇦🇷🇺 Meu vizinho tá Putin! || PT.2 #ucrania #russia #fyp #xyzbca ♬ som original - Pedro Daher


O Brasil, como podem perceber, acaba entrando na treta.


@oipedrodaher 🇧🇷🇷🇺 Negociando com a Rússia. #fyp #xyzbca #sul #rj ♬ som original - Pedro Daher


Zoeira à parte, as causas do confronto envolvem questões históricas, sociais e econômicas. Complexas demais, portanto. 

Antes de formar uma opinião, o melhor a fazer é ouvir o que especialistas em geopolítica têm a dizer, não é mesmo?



Entrevista com o especialista

O jornal Extra conversou com o professor de História da USP, Angelo Segrillo, especialista na região que abrange a antiga URSS para apontar algumas considerações sobre o conteúdo do vídeo.

Uma "sátira excelente", analisou Segrillo, com "referências a aspectos que de fato são discutidos por especialistas". Ele ressalta, entretanto, que o "buraco é mais embaixo", digo, o conflito possui causas mais profundas do que as aparentadas no vídeo, de forma que o conteúdo não possa ser tomado como uma explicação fidedigna dos acontecimentos.

"Achei excelente. É uma sátira, mostra a questão dos Estados Unidos com Rússia, a Ucrânia no meio dos dois 'cachorros grandes', e há diversos aspectos dos lados envolvidos que têm tudo a ver [com o contexto real], como o econômico, ou quando os EUA dizem que a Rússia está sozinha e então ela chama a China. Como sátira, tocou em pontos que são discutidos pelos especialistas, como os EUA liderando a Otan, a reação da Europa, mas não se pode tomar [o vídeo] literalmente, pois não é aprofundado. A temática é super complexa, reúne aspectos históricos e do contexto dos últimos anos — afirmou Segrillo.

O especialista abordou ainda a preocupação dos países europeus, como a Alemanha, que construiu um gasoduto. "De um lado, a gente vê a Europa tensa, pois gostaria de acompanhar a Otan, mas depende do gás e do petróleo russo", acrescentou.

Do ponto de vista histórico, Segrillo lembrou que Rússia, Ucrânia e Bielorússia compunha um mesmo povo entre os séculos IX e XII que, após o domínio mongol, no século XIII, começou a se separar, criando uma relação de "amor e ódio" entre si. Enquanto a Rússia formou um grande império, a Ucrânia viu seu povo se fragmentar, resultando num país que não é homogêneo, de modo a gerar conflitos internos. Já no século XX, as duas integravam a URSS que, em 1991, se desintegrou, deixando a Rússia fraca economicamente. Com o passar do tempo, a situação foi se agravando.

"Os russos não conseguem entender a expansão da Otan, que era uma organização contra a URSS. Como a Rússia está entre a Europa e a Ásia, ela tem risco de ser atacada dos dois lados, então sempre tratou a questão da segurança como algo muito sensível e não aceitam uma aliança militar crescendo para o lado deles", analisa.

Veja também:


Tweet bônus:


Design criativo: trena no formato de camaleão camufla fita métrica na boca

 


Camaleões são conhecidos por suas habilidades de mudança de cor, mas o enrolado aí de cima leva o dom da camuflagem um passo adiante. 

Em latão e aço manganês, a criatura possui um design habilmente projetado que disfarça sua longa língua como uma fina fita métrica, que chega a mais de 1,80 m quando estendida. Bem bolado, não?


Ao lado da girafinha Miss Metter, um ótimo presente para amigos arquitetos. Se ainda não esgotou, o divertido produto pode ser encontrado no site Etsy e Coppertist.Wu.


Veja também:

Capacete Lego para crianças: Playmobil HelmetHair
Design ostentação: mesas imitando animais dentro d'água fazem sucesso
Os Simpsons viram garrafas de vinho
Design delícia: embalagem de batata chips vira tigela