A palava do ano é: 'Emergência Climática'


Segundou pela última vez em 2019, meus amigos.



Para marcar a derradeira segunda-feira de 2019, trouxe a palavra que resume o ano, eleita pelo dicionário Oxford: "emergência climática".

Oi? Não era pra ser uma palavra só? E por que logo essa? Vem comigo que no caminho te explico.

via GIPHY

A cada fim de ano é comum pessoas e instituições avaliarem o ano que passou. Nesse contexto, surgiu a seleção da palavra do ano, algo que se tornou uma tradição entre dicionários gringos. A escolha procura representar o que marcou os últimos doze meses, leva em conta os temas mais comentados no período como um todo e o potencial impacto cultural do termo nos anos vindouros. A ideia é provocar reflexões e gerar discussões sobre o tema.

A eleição de "emergência climática" como Palavra do Ano de 2019, apesar de ter provocado estranheza, foi acertada. Prevendo que as pessoas iriam questionar o fato de não ser uma palavra, a renomada instituição inglesa deixou claro no seu anúncio: "Uma palavra ou expressão que mostra através de evidências de uso algo que reflita os costumes, o humor ou as preocupações do ano que passa, além de ter um potencial duradouro como um termo de significado cultural."

Palavra X Expressão

É a quinta vez na história da premiação que uma expressão é eleita como Palavra do Ano. Antes teve "carbon footprint" [2007], pegada de carbono; "credit crunch" [2008], crise ou recessão econômica; "big society" [2010], ideologia política criada pelo então primeiro ministro inglês David Cameron; e por fim, "squeezed middle" [2011], trocadilho com "classe média".

Além disso, em 2015, o Oxford elegeu um emoji como Palavra do Ano. Isso mesmo, um emoji. Para ser mais específico, o emoji que chora de rir. Ainda na lista dos laureados polêmicos, pode-se incluir "youthquake" [2017], a palavra, uma combinação de "youth" e "earthquake", pode ser interpretada como "terremoto jovem", refere-se à influência das gerações mais jovens na sociedade.

Completando a relação de termos escolhidos como Palavra do Ano nas últimas edições estão: "pós-verdade" [2016] e "tóxico" [2018]. Uma curiosidade, na eleição do ano passado, a Palavra do Ano por um triz não foi outra expressão, "masculinidade tóxica". Nos últimos instantes, decidiram eleger apenas "tóxico" a fim de destacar uma abordagem mais ampla do termo.

Por que "emergência climática"?

Nos últimos tempos, o clima no planeta vem se tornando tema de conferências de cientistas a discussões na internet e papos de mesa de bar. Seja como fator relevante para preservação da vida na Terra, como fake news sobre o aquecimento global ou comentário sobre como "o tempo está maluco", calor no inverno, frio no verão. Uma declaração chamada "Emergência Climática" feita por mais de 11 mil cientistas ao redor do mundo afirmou que a população mundial enfrenta "um sofrimento incalculável devido à crise climática."


A crise climática é "a questão definidora do nosso tempo", afirmou o Secretário-Geral da ONU. Segundo o dicionário Oxford, emergência climática é "uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis resultantes dela".

Além de pauta para cientistas, "emergência climática" está na boca do povo [uma das condições para se eleger a Palavra do Ano]. Levantamento feito pelo dicionário Oxford mostrou crescimento exponencial nas pesquisas da expressão, saiu praticamente do zero para se tornar um dos termos mais pesquisados de 2019.

Confira o gráfico:


A expressão "emergência climática" superou outros tipos de emergência, sendo três vezes mais pesquisada em 2019 que “emergência de saúde”, a segunda mais buscada.

A Universidade de Oxford explica que os termos candidatos à Palavra do Ano são definidos a partir de uma gigantesca pesquisa de idiomas que reúne dados de múltiplas fontes, como o Oxford Corpus, um conjunto de artigos extraídos de dez mil sites. massa de texto que atinge 150 milhões de palavras. Especialistas examinam esse extenso conteúdo através de programas sofisticados, identificando palavras novas e populares e analisando mudanças na forma como palavras mais "velhas" e estabelecidas estão sendo usadas para definir a vencedora.

Veja também:

A palavra do ano é: 'Tóxico'
A palavra do ano é 'Pós-verdade'
E a palavra do ano é... um emoji