E a palavra do ano é... 'rizz'. O quê?



A cada ano o Dicionário Oxford elege a Palavra do Ano. O objetivo da ação é apontar um termo que "reflita o humor, o espírito ou as preocupações do período", segundo a tradicional instituição britânica. Com mais de 14 bilhões de verbetes e constantemente atualizado, o dicionário coleta vocábulos de língua inglesa de fontes de notícias em todo o mundo.

E a palavra do ano de 2023 é... "rizz".




Calma, família! O Claraboia explica. Vem comigo.

O termo é uma gíria que brotou da sílaba do meio da palavra "carisma" [em inglês, charisma] e se refere à capacidade de uma pessoa atrair um crush por "estilo, charme ou atratividade", explica a editora de dicionários Oxford University Press durante o anúncio da escolha, em 4 de dezembro. O termo também pode ser usado como verbo, na frase "rizz up", que significa atrair ou conversar com uma pessoa, acrescentou. 

Ou seja, se você é bom em conversar ou flertar com parceiros em potencial, muito provavelmente você tem rizz.



O termo "foi escolhido pelos especialistas em línguas do OUP como um exemplo interessante de como a linguagem pode ser formada, moldada e compartilhada dentro das comunidades, antes de ser adotada de forma mais ampla", disse a editora. "Etimologicamente, acredita-se que o vocábulo seja uma forma abreviada da palavra 'carisma', retirada da parte central da palavra, o que é um padrão incomum de formação de palavras".

"Rizz" obteve mais de 32 mil votos do público. Segundo a editora, a palavra mostra o crescente impacto da Geração Z em toda a sociedade e como "as gerações mais jovens criam espaços, online ou pessoalmente, onde possuem e definem a linguagem que usam". 

Homem-Aranha influencer

O buchicho provocado em torno da palavra disparou em junho de 2023 por conta do Homem-Aranha, acredite. Durante entrevista ao site Buzzfeed, o ator de 27 anos que interpreta o personagem nos cinemas atualmente, Tom Holland, foi questionado sobre qual era o segredo de seu "rizz".

No que o pobre do Miranha respondeu "Eu não tenho nenhum rizz. Eu tenho rizz limitado". A partir daí, o termo ganhou popularidade. 

Convenhamos, no Brasil a gente tem nome pra isso: borogodó.

"Rizz" desbancou "swiftie"

Oito palavras finalistas foram selecionadas pelos lexicógrafos do Dicionário Oxford e colocadas em pares concorrentes para votação online. Entre elas, estava a expressão "beige flag", que significa basicamente uma característica que indica que uma pessoa não é muito interessante e foi amplamente usada no TikTok neste ano.

Dos quatro termos restantes após a ajuda do público, os especialistas em línguas fizeram uma nova análise antes de escolherem "rizz" como a Palavra do Ano. O termo "cresceu nas redes sociais" e mostra como a Internet pode impulsionar uma linguagem inicialmente marginal "para o mainstream", analisa a editora.

Os outros vocábulos finalistas foram:
  • Swiftie: nome dado ao fandom da cantora Taylor Swift.
  • Situationship: significa um envolvimento romântico ou sexual não considerado formal ou estabelecido, o famoso "apenas um lance" aka "ficante sério".
  • Prompt: instrução de algoritmo dada a um programa de IA que influencia o conteúdo que ele cria.

É o segundo ano consecutivo que o público participa na escolha da palavra do ano em Oxford, depois de, numa votação pública no ano passado, ter eleito "modo goblin" [gíria para um comportamento que é "assumidamente autoindulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso", de tal forma que rejeita as normas sociais] como a palavra do ano de 2022. Nesse caso, o público teve a oportunidade de escolher o vencedor geral. 

Já em 2021, o vocábulo escolhido pelos lexicógrafos de Oxford foi "Vax" [abreviatura de vacina]. Em edições anteriores, "Emergência climática", "Tóxico", "Pós-verdade" e até mesmo um emoji foram eleitas como a Palavra do Ano.

Veja também: