Pixar lança seu primeiro curta direto no YouTube. Assista 'Purl'



A Pixar acaba de estrear um novo canal de lançamento para os seus filmes. A partir de agora dá pra ver novos curtas-metragens da criadora de "Monstros S.A.", "Divertida Mente", "Procurando Nemo" e outros grandes sucessos diretamente no YouTube.

É pra glorificar de pé.

via GIPHY

O curta de estreia foi lançado no início do mês. "Purl" conta as bads de uma bola de lã que tenta se enturmar com os colegas da firma, após ser contratada por uma start-up de perfil arrojado e dominada por homens, apropriadamente chamada B.R.O.. A personagem irá precisar decidir até onde ela está disposta a ir para ser aceita e, no final, vale a pena?

Vem que no caminho te explico.


A Pixar sempre teve por estratégia lançar seus curtas no cinema. Eles são exibidos antes dos longas, logo após os trailers [às vezes, o estúdio aproveita o circuito de festivais de animação para a primeira exibição]. A iniciativa vem contribuindo para divulgar seus curtas-metragens, uma vez que os fãs de seus filmes também acabam por assisti-los.

Pois agora, a Pixar possui novos planos. A empresa criou a Sparkshorts, divisão focada na busca de talentos dentro da própria equipe. O objetivo é encontrar "novos contadores de histórias", resume Jim Morris, presidente da Pixar Animation Studios.


Aí, entra o YouTube. Utilizar a plataforma para o lançamento de curtas é forma de valorizar a criatividade e dar visibilidade aos projetos de seus funcionários.

"Estes filmes são diferentes de tudo que já fizemos na Pixar, providenciando uma oportunidade para que possamos liberar o potencial de artistas individuais e suas abordagens de cinema inventivas em uma escala menor que nosso procedimento normal", escreveu Morris no anúncio da Sparkshorts.


O foco da Pixar em novos talentos não é aleatório. Recentemente, a empresa sofreu o afastamento e desligamento do fundador e diretor de criação John Lasseter devido a denúncias de assédio.

Além disso, o estúdio perdeu outro de seus nomes mais consagrados. Lee Unkrich, diretor de "Viva" e "Toy Story 3" pediu demissão no início desse ano. Após 25 anos dedicados ao estúdio, o executivo deixou a empresa para focar aos seus projetos.




A fuga de talentos por falta de oportunidades, de fato, tornou-se uma questão para a Pixel. A empresa viu o curta "Weekends", de um de seus funcionários, ser indicado ao Oscar de Animação deste ano. O diretor Trevor Jimenez desenvolveu o projeto em seus momentos de folga na empresa.

No Claraboia, já falamos de "Borrowed Time", excelente curta de animação criado nas mesmas condições por outro funcionário da Pixar.

Não por acaso, a vice-presidente de desenvolvimento Lindsey Collins afirme no anúncio que "diversidade e inclusão" são ativos fundamentais da Sparkshorts. "O programa foi criado para criar oportunidades a um vasto leque de artistas, cada um com algo único para dizer".


"Purl" estreou no YouTube na segunda, 4. Dirigido por Kristen Lester e produzido por Gillian Libbert-Duncan, o curta faz clara alusão às dificuldades encontradas por mulheres no ambiente corporativo.

A mensagem final, entretanto, é positiva. A diretora conta que a história é baseada em sua experiência na área de animação. "No meu 1º emprego, eu era a única mulher no escritório e, por isso, para fazer o que eu amava, de certa forma me tornei um dos caras. Então eu vim para a Pixar, e comecei a trabalhar em equipes com mulheres pela 1ª vez, isso me fez perceber quanto do meu aspecto feminino eu escondi e deixei para trás".


Kristen é animadora e já trabalhou em produções como "Reino Escondido", "A Nova Onda do Imperador" e "A Lenda de Oz".

Confira "Purl" no início do post e conheça a diretora e outros profissionais envolvidos na animação no player abaixo:



Veja também:

Pixar para adultos: uma incrível história de redenção | Borrowed Time
Disney compra Fox. Leva X-Men, Avatar e Deadpool, além de séries e animações para público adulto
Pixar: cenas de filmes e referências visuais em um incrível tributo ao cinema
Personagens de Divertida Mente e atores de Star Wars assistem ao trailer de O Despertar da Força pela 1ª vez