Sobre oportunidades e trollagens | Os felizes comerciais de absorventes

Admiro marcas inteligentes que aproveitam situações adversas para, digamos, rir por último. Para citar um exemplo, temos o onipresente case das Havaianas, que passaram de chinelos de pobre a símbolo de status.

Em tempos turbinados pelas redes sociais, reverter uma situação crítica assume nova dimensão – o Spoleto e o divertido filme do Porta dos Fundos exemplifica perfeitamente o que estou falando. Veja aqui.

Recentemente, outro caso chamou atenção – Richard Neil resolveu dar uma trollada na indústria de produtos íntimos femininos, abrindo o coração sobre como nós homens nos sentimos em relação aos comerciais de absorventes. Na fanpage de uma das marcas, o inglês expôs toda a farsa sobre as mulheres ficarem mais confiantes, aventureiras e sedutoras quando estão usando um absorvente.
Veja a tradução do post [o original, tá aqui].

Sim, o cara jogou a merd@ no ventilador. Ficava e expectativa de como seria a reação da Bodyform diante a denúncia, que embora tivesse um tom irônico e bem-humorado, expunha não só a marca, mas a forma de se comunicar com o público de todo um segmento de mercado.

Ela veio mais rápido do que se poderia imaginar. Em menos de 24h após o post, a CEO da Bodyform veio a público, através do vídeo a seguir:
HAHAHAHAHA diante a trollada, a marca trollou o cara de volta. Em vez de ignorar ou, pior, se esconder atrás de discursos vazios que ninguém entende sobre ética e profissionalismo, a Bodyform entrou na brincadeira e assumiu que é assim mesmo que a banda toca.
Vamos ao por trás das câmeras do case:
VERSÃO OFICIAL
Diante a repercussão do post (até agora, 101.513 likes e 4.652 comentários), a responsável pelo branding, Yulia Kretova, achou que era hora de a marca entrar na conversa. Então, pediu para o diretor de marketing uma solução e eis aí o vídeo.
VERSÃO EXTRAOFICIAL
Tudo não passou de uma estratégia da Bodyform para gerar buzz em torno da marca, inclusive o post do Richard. Ou seja, só mais uma marca querendo aparecer. Diga-se de passagem, conseguiu. Ah, publicidade, sua linda!