Os momentos que mais bombaram no Facebook | Year In Review 2017



Uma das retrospectivas mega esperadas da interwebz, o Year In Review do Facebook dessa vez tá meio pombo ficou a desejar.

Ao contrário de anos anteriores quando a rede social apresentava um vídeo bacanudo com os acontecimentos mais importantes do ano que passou, a edição 2017 é um videozinho beeem genérico.

O FB limitou-se a divulgar alguns dados - sem vídeo, sem musiquinha, sem nada. São eles: os principais momentos na plataforma, os temas mais discutidos, as catástrofes que as pessoas mais se marcaram como seguras, os eventos que reuniram pessoas também offline e vídeos ao vivo que se destacaram no Brasil e no mundo [confira a seguir].


Fora isso, o Facebook liberou a retrospectiva personalizada de cada usuário. O vídeo traz momentos especiais que você compartilhou ou em que foi marcado, incluindo suas fotos mais curtidas e mensagens de aniversário que recebeu. Você também vai poder descobrir que amigos foram seus maiores fãs e quantas curtidas conquistou em 2017.

Curtinho, o vídeo permite ser editado e compartilhado. Se ainda não apareceu no seu feed, dá pra acessar aqui.


Agora, sim, confira os momentos e eventos que foram destaque nas timelines do Facebook em todo o mundo e no Brasil.

MOMENTOS E EVENTOS MUNDIAL
Foram três os assuntos mais discutidos pelas pessoas em 2017.

  • Dia Internacional da Mulhero momento se destaca como o mais comentado do ano, com o dobro de conversas se comparado a 2016. O BR foi o segundo país a falar sobre, depois dos EUA.
  • Super Bowl 51: o tradicional campeonato de futebol americano mobilizou os norte-americanos que torceram para seus times favoritos, viram a barriguinha da Lady Gaga e comentaram os comerciais mais esperados da Publicidade no intervalo mais caro da TV em todo o mundo. os vídeos relacionados ao SB51 atingiram mais de 262 milhões de views no Facebook.
  • Violência em Las Vegas: O trágico incidente rendeu conversas ao redor do mundo. Mais de 3.300 pessoas foram além dos comentários e oferecerem ajuda comunitária pelo Centro de Resposta à Crise no Facebook.

Três outros momentos mobilizaram as pessoas a se conectar na rede social para ajudar o próximo. Foram eles:

  • Terremoto no México: o desastre natural do fim de setembro gerou o maior número de interações totais com o centro de Resposta à Crise no Facebook em 2017. Milhões de pessoas se marcaram como seguras, oferecendo ajuda à comunidade e fazendo doações para os atingidos.
  • Furacão Harvey: os usuários se mobilizaram para ajudar as vítimas do desastre no Texas em agosto. Foram arrecadados mais de 20 milhões de dólares em doações. Foi o maior esforço de arrecadação de recursos no Facebook para uma crise no ano.
  • One Love Manchester: o concerto beneficente para ajudar vítimas do ataque terrorista em Manchester foi a transmissão pelo Live mais assistida em 2017, com mais de 80 milhões de views.

EVENTOS OFFLINE
As pessoas também usaram o Facebook para marcar eventos reais.

  • Eclipse Solar: o fenômeno que rolou em agosto gerou mais de 20 mil Eventos no Facebook criados em mais de 80 países. O eclipse solar também foi um dos grandes destaques na Retrospectiva do Google. No Brasil foi parcial e visível apenas em partes do Norte do país talvez por isso não tenha chamado tanta atenção.
  • Marcha das Mulheres em Washington: no dia 21 de janeiro a marcha reuniu mais de 500 mil pessoas, online e offline. Garantindo o título de maior evento no Facebook para uma única causa em 2017.



MOMENTOS E EVENTOS BRASIL

Os temas mais discutidos no Facebook pelos brasileiros foram o Dia das Mães, o casamento de Daniela Mercury no Carnaval, a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Corinthians e a vitória histórica do Barcelona contra o PSG na disputa por uma vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Em 2017, os momentos em que os BRs mais se marcaram seguros no FB foram as enchentes que ocorreram em meados de maio em Alagoas e Pernambuco.

Já nos vídeos ao vivo, a cobertura da CBF TV, em junho deste ano, com os bastidores e a transmissão do amistoso da Seleção Brasileira de Futebol contra a Austrália foi um dos lives mais assistidos, com mais de 7,2 milhões de views.

Saiba mais neste link

Veja também:

Retrospectiva extraoficial real de 2017
Bombou em 2017: Google revela termos mais buscados do ano | Year In Search 2017
Os momentos mais marcantes de 2016: Impeachment e Jogos Olímpicos são os destaques BR | Facebook Year In Review