Redondo é sair do seu passado: Skol convida ilustradoras para recriar pôsteres machistas da marca


A famosa combinação de mulheres gostosas e apelos sexuais dos comerciais de cerveja no Brasil parece estar com os dias contados. A fórmula, há muito criativamente desgastada, vem sendo criticada por objetificar o corpo feminino faz algum tempo.

Depois de anos explorando a imagem de minas seminuas servindo a bebida, uma coisa parece não ter mais volta: mensagens machistas não são mais toleradas ou absorvidas de forma velada e sem cobrança de um posicionamento adequado.

Marcas mais antenadas com as novas demandas sociais, como o empoderamento feminino, estão revendo seus discursos e procurando estabelecer um diálogo mais consciente com seus consumidoras e consumidores.

É o caso da Skol. Aperte o play:



Passando por um processo de desconstrução e reconstrução, a marca parece estar disposta a rever seu antigo posicionamento através de peças mais inclusivas e diversas.

Por motivos comerciais? Certeza! Nem por isso a iniciativa deixa de ser elogiável e digna de reconhecimento. Sobretudo porque rompe com um passado vencedor, forte no imaginário popular e premiado em festivais.

A Skol estreou 2017 convidando todas as pessoas a saírem do quadrado, da zona de conforto, e abrirem os olhares para novas perspectivas e para a beleza que existe nas diferenças.

Confira:



Agora, a cerveja fez o mea culpa em um vídeo onde abre seu coração: "O mundo evoluiu e a Skol também", defende-se.

A marca convidou oito ilustradoras e artistas plásticas pra recriar pôsteres antigos de Skol sob um novo olhar - "eles não nos representam mais", assume de boas.


Claramente uma resposta para um nicho representado por mulheres que conseguiram colocar a marca no centro de uma treta-furacão ao acusá-la de apologia ao estupro por conta de uma campanha em 2015:



Mas não apenas isto, o vídeo chamado Reposter Skol é mostra de que a marca fez o dever de casa, revendo seus conceitos e atualizando seu posicionamento.

Também um convite para que todos repensemos nossas posturas.


Parte da campanha Repost, para o Dia da Mulher, o filme tem como assinatura "Redondo é sair do seu passado" . Criação redondinha da F/Nazca.

Nas novas ilustras, as minas deixam de ser apenas bundas e peitos para mera apreciação dos manos. Ganharam novas formas e representatividade nos traços das artistas: Eva Uviedo, Elisa Arruda, Carol Rosseti, Camila do Rosário, Manuela Eichner, Tainá Criola, Sirlaney Nogueira e Evelyn Queiroz, a Negahamburguer.


Como resultado, surgiram diferentes visões e estilos, mas o mesmo ponto em comum: a mulher empoderada. Sob esse novo olhar, lugar de mulher é onde ela quiser.

Como se vê, uma visão consistente com a nova mensagem de massa da marca que apresenta a cerveja em um contexto em que todos se divertem e são sujeitos, de forma natural e não panfletária.

Merece um brinde, Skol!


Confira mais cartazes no final do post ou todos eles no hotsite Skol Reposter. Por lá, também é possível ver vídeos de cada artista falando sobre o processo criativo na releitura do pôster da marca e você ainda pode enviar seu pôster.


Veja também:

Skol toma toco e muda o tom das cantadas no carnaval | Outdoors polêmicos Viva RedONdo
Skol está de cara nova: Desce Redondo ganha destaque nas embalagens
Nome da música do elevador do comercial da Skol
Skol prende consumidor com Deborah Secco no elevador | Aperte ON
Criaturas da noite no novo filme da Skol Beats | Morcegos
Feliz Dia do Amigo
A vida manda quadrado, você devolve redondo | Skol estreia novo slogan dentro de baleia
Luisa Marilac é eleita Garota Curtir Skol
Cerveja zoa mulher do ex-governador do Rio Sergio Cabral em anúncio de oportunidade
RJ ganha nova cerveja artesanal: conheça a Rio Carioca, o espírito carioca engarrafado
Corações quentes pedem loiras geladas
Conheça Showerbeer, a cerveja para ser tomada no banho
Keep calm e experimente os prazeres da vida
Samba na garrafa: edição especial de Antarctica homenageia os 100 anos do samba
Samba da lata: latas de Antarctica estampam redutos cariocas do samba
Sexta-feira é dia de terapia
A sexta é santa, já as intenções
Se é pra perder que seja o fígado
Samba na garrafa: Antarctica lança long necks com clássicos de Noel Rosa, Zé Kéti e Dorival Caymmi
Carnaval tudo azul: latas de Antárctica ilustradas por Ziraldo
Conheça a Biritis, a cerveja em homenagem ao Mussum
Skol está de cara nova: Desce Redondo ganha destaque nas embalagens
Beer Colors: escolhendo a cerveja pela cor da latinha
Sobre criatividade, cerveja e carícias
Metallica lança sua própria cerveja | Originária do Rock
RJ ganha nova cerveja artesanal: conheça a Rio Carioca, o espírito carioca engarrafado
Cervejas mais geladas do que o coração do teu ex
E se o Facebook fosse uma cerveja?
Bud tá de cara nova: Budweiser estreia nova lata