Banana Proibida: arte, moralismo e safadezas no país tropical



Sobrou para a musa paradisíaca [não só pra ela].


O oitavo vídeo do canal É Cena traz a atriz Fernanda Brandão no papel de uma repórter que informa sobre a proibição da banana, fruta de formato fálico e caráter duvidoso.


Com direção de Rafael Procópio e texto de Marília Grampa, o vídeo é uma sátira à onda de moralismo que assola o Brasil. Movimento que nos últimos tempos ganhou força com o cancelamento da Queermuseu e o polêmico nu artístico do museu, que muita gente está confundindo com pedofilia.

Sim, a arte está na berlinda.


"Ah, mas isso não é arte. É disfarce para erotização de crianças. Ninguém quer proibir nada, apenas cumprir as leis vigentes no país".

Afinal, será que ocorreu algum crime no episódio em que uma mãe leva a filha pra assistir a uma performance artística com nudez?

Vejamos o que o Estatuto da Criança e Adolescência tem a dizer:



Como se vê, cada um pode achar o "homem nu no museu" errado, de mal gosto etc, também pode decidir levar ou não seus filhos, mas não cabe condenar a arte, seja por pedofilia ou por desrespeito às crenças e religiões.

Se está claro que não houve descumprimento às leis e que nu artístico para crianças é uma questão de opinião, por que a polêmica foi levantada, então?


A pergunta correta é quem está ganhando com isso?

"O MBL - Movimento Brasil Livre tem repercutido intensamente pautas morais nos últimos tempos, como a exposição queer de Porto Alegre e outra exposição no MAM, em São Paulo", diz o Justificando.

O portal jurídico divulgou um vídeo em que a pesquisadora, cientista política e professora na Universidade Federal de São Paulo, Esther Solano, manda o papo reto: trata-se de uma tática pensada para desvio de foco e rebaixamento da qualidade do debate com vistas às eleições 2018.

No Facebook, o vídeo atingiu mais de 8 mil reações, entre curtidas, amei e uau, e mais de 13 mil compartilhamentos.

Confira:



Pra quem ainda não entendeu a cortina de fumaça pra desviar a atenção dos BRs para longe dos desmandos do [des]governo Temer, fizeram um meme:



Tirar direitos dos brasileiros e provocar treta botando a culpa nos artistas, isso sim, é safadeza.



Veja também:

Sobre o Santander e o cancelamento da exposição 'Queermuseu': Intolerância e vacilação – quando a marca não sabe o que quer