2020 quebrou até a Duralex: marca dos pratos inquebráveis entra com pedido de recuperação judicial


 
Filtro de barro, piso de caquinhos vermelhos, capa para botijão de gás, pratos Duralex... as louças em tom âmbar integram uma seleta lista de itens que fazem parte da memória afetiva de gerações de brasileiros. Pois não é que a famosa marca dos pratos inquebráveis quebrou. 

Parece piada, mas é real oficial, nem a Duralex foi páreo para 2020. A fabricante, tradicional na cozinha de milhões de famílias, perdeu 60% dos negócios fora da França por conta da pandemia.



Com 75 anos de história, a Duralex é reconhecida pela qualidade e resistência de seus utensílios. Quem nunca viu na casa da avó, da mãe ou de uma tia uma louça da marca? Apesar da tradição e renome, a companhia não resistiu a crise e entrou com pedido de recuperação judicial na França, em 25 de setembro.

Em razão do procedimento, segundo informações do G1, a Duralex está obrigada a apresentar um plano de pagamento de dívidas ao tribunal de comércio da cidade de Orleans; uma forma de evitar que a empresa feche as portas de vez.



Ao Le Monde, o atual presidente da companhia, Antoine Ioannidès, declarou que a situação é resultado de uma queda de mais de 60% nas exportações de louças provocada pelo novo coronavírus, o que fez reduzir drasticamente os negócios tocados em nível mundial - um sufoco, já que 80% da empresa é tocado fora da França.

A princípio todos os 248 funcionários continuam a trabalhar, garante Ioannidès, enquanto o processo de recuperação judicial segue andamento. Nesse período, todas as dívidas da empresa estão congeladas pelos próximos seis meses, ao final, o tribunal irá definir se ela deve continuar ou encerrar as atividades.




Os brasileiros já podem ir se despedindo da marca de louças que traz uma profunda memória afetiva? Bem, ainda não. Curiosamente, a recuperação judicial não atinge por enquanto os negócios das subsidiárias - incluindo o Brasil.

A atual detentora da operação da marca na América do Sul, a empresa Nadir Figueiredo, informou em nota ao G1 e à Folha de São Paulo, "Os produtos da marca Duralex como os pratos, xícaras e a linda linha de mesa Duralex Opaline continuarão trazendo beleza à mesa dos consumidores" enquanto os devidos procedimentos legais seguem em curso na França.

Se alguém em sua família tem carinho pelos utensílios Duralex, talvez seja uma boa dar algo da marca de presente de Natal



Confira mais reações:













Veja também: