Cobras têm pernas: vídeo divertido mostra como pessoas 'caem' em fake news



Descobriram que cobras têm pernas, 'cê acredita?

Espero que não.

A falsa notícia é mote de um divertido vídeo com visual tosqueira e recursos de animação intencionalmente limitados.


Com apenas um minuto de duração, "Snakes Have Legs" [Cobras Têm Pernas], de Danny Casale, mostra como idiotas pessoas que agem de modo inconsequente se deixam levar por boatos e acabam tendo um comportamento social bastante nocivo.

Apesar do tom de brincadeira do vídeo, a propagação de fake news pode provocar terríveis consequências, sobretudo no campo político. No Brasil, alguns grupos se especializaram na divulgação de notícias falsas nas redes sociais a fim de moldar a opinião pública a favor de temas de seu interesse ou criar factoides para distrair a atenção quando o assunto lhes é inconveniente.


Fake news se tornam ainda mais devastadoras por virem de mãos dadas a outro fenômeno: a pós-verdade. O conceito, eleito como Palavra do Ano 2016 pelo Dicionário Oxford, foi definido pela tradicional instituição como termo "que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais".

Em bom português, é quando o sujeito forma uma opinião baseado apenas em suas convicções, sem levar em conta fatos objetivos [reais]. O povo que defende a Terra plana manda notícias.


O fato das fake news se ancorarem em convicções pessoais explica muita coisa. Pessoas, em geral, tendem a acreditar em algo que se encaixa na sua forma de ver o mundo. Ou seja, o sujeito não é enganado por uma notícia falsa, propriamente, ele prefere tomar a informação como verdadeira pois de alguma forma isso lhe convém - o que justifica as aspas no título do post.

Então, já sabe: "Pare de agir como um idiota", nada de fake news. Não façam isso em casa, no Facebook, em grupos de WhatsApp nem em qualquer outro lugar, ok? Quando o dedinho coçar pra compartilhar, antes, confirme em fontes confiáveis se a informação é verdadeira. E muito cuidado com a pós-verdade.

Vlws Flws

Veja também:

Pessoas que não entendem nada porque não leem as coisas
Verdade X Pós-verdade: entenda a diferença
A palavra do ano é "Pós-verdade"
Dani Calabresa zoa sumiço dos paneleiros em paródia hilária de 'Morena de Angola' no 'Zorra'