Se a Ursal fosse real: fake news que virou meme seria a 5ª maior economia do mundo


O bloco socialista mais amado da internet ostentaria 3,6 trilhões de PIB, se existisse. Seria uma potência do gado e do petróleo e produziria toda la cocaína del mundo.

Não passasse de uma distopia cabo-dacioliana, a Ursal integraria 16 países, entre eles, Brasil, Chile, Argentina e Venezuela, seu território se estenderia por mais da metade do continente americano. A "Grande Pátria" teria uma rica diversidade étnico-cultural e, ainda, grande feitos em diferentes áreas.




Seja de que orientação política você for, vale a pena saber mais sobre o desempenho socioeconômico da Ursal.

Vem ver.


Quem é a Ursal na fila do pão

Do alto do seu PIB de 3,6 trilhões de doletas, a Ursal seria uma potência econômica. Ocuparia a quinta posição entre as maiores economias do mundo, atrás apenas de China, EUA, Japão e Alemanha. Superaria países como Itália e Reino Unido.


Lição de casa

Fosse real, a Ursal teria 20 prêmios Nobel: 7 de literatura, 6 da paz, 3 de medicina, 2 de química, 2 de economia e, embora sem nenhum de física, acabaria com a seca do Brasil na premiação. Para se ter uma ideia, Itália, Holanda e Áustria têm, sozinhos, esse número.

Em compensação, a melhor faculdade da Ursal seria a Universidade de Campinas, segundo o ranking 2018 da Times Higher Education.




Pó do bom

Não haveria tráfico internacional de cocaína. Se nós, os hermanos e os outros fôssemos um país só, toda a produção mundial do pó branco estaria dentro das nossas fronteiras graças a Colômbia, Bolívia e Peru.

Se toda a droga fosse vendida aos gringos, teríamos algo entre 100 e 500 bilhões de dólares a mais no PIB.


Hablas português?

Fosse além de mero delírio de parte da direita brasileira, a Ursal teria dois idiomas oficiais, espanhol e português, historicamente as línguas das nações que colonizaram a maior parte de seu território.

Pensando bem, já que o bloco é pura utopia, seria lindo se o idioma oficial fosse uma língua indígena nativa, como o tupi-guarani.

Chão de estrelas

No campo das artes e entretenimento, a Ursal daria um show. Pode chamar Caetano Veloso, Shakira, Ivete Sangalo, Thalia, Gilberto Gil e grandes nomes da dramaturgia, Fernanda Montenegro, Gael Garcia Bernal, Wagner Moura, Diego Luna, Sônia Braga...

Sem contar as personalidades que por seus feitos e contribuições se tornaram históricas: Frida Khalo, Jorge Amado, Evita Perón, Gabriel García Márquez, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Tom Jobim...


Na Ursal tem pão boi

Num mundo com 1 bilhão de cabeças de gado para 7,6 bilhões de seres humanos, o Brasil entra na conta com mais de um quinto de bois - eram 218 milhões de cabeças em 2016. O que, na ponta do lápis, daria mais de uma vaquinha para cada um dos 208 milhões de BRs.

Some aí os 11 milhões de cabeças de gado do Uruguai, parece pouco comparado aos pastos brasileiros, mas para um país menor do que o Rio Grande do Sul é múu...uita coisa.

Chega mais, Argentina! Se acrescentarmos o rebanho do país vizinho, alcançaríamos fácil-fácil 282 milhões de cabeças de gado. Wow!


O petróleo é de quem? 

Fosse um bloco só, a Ursal contaria com as cobiçadas reservas naturais da Venezuela, da ordem de 301 bilhões de barris de petróleo, as maiores do mundo - mais do que os 266 bilhões da Arábia Saudita.

Acrescente os 20 bilhões de barris de México e Brasil e a "Grande Pátria" garantiria, de boas, o posto de dona e proprietária das maiores reservas naturais do ouro negro do mundo.


O problema todo é a crise pela qual os maiores produtores de petróleo da região estão passando. A Venezuaela deixou de ser a maior produtora e, segundo os dados mais recentes, fornece apenas 1,97 milhão de barris por dia, 2,02% do total mundial. Volume inferior ao do Brasil que, mesmo em crise, garante 2,74 milhões de barris diários, 2,81% da produção no mundo. A Venezuela também foi ultrapassada pelo México, que fornece 2,23 milhões de barris, 2.29% do total mundial. Adicione mais 1,1 milhão fornecido por Argentina e Equador e a Ursal chega a 8,2% da produção mundial de petróleo - menos do que EUA, Rússia ou Arábia Saudita.

Como assim? Donos das maiores reservas de petróleo do mundo nem de longe são os maiores produtores? Exatamente. Seria um problema de planejamento? Também, mas não só. A verdade é que Venezuela e Brasil estarem em crise não é mera coincidência. Entendedores entenderão ;)

Nove vezes campeã do mundo

Se a Ursal existisse, teria nove Copas do Mundo. Messi, Neymar, Suárez, James Rodríguez... uma escalação inteira de estrelas do futebol jogando pela mesma Seleção. Já pensou?




Primeiro Encontro Oficial da Ursal

No último dia 13, aconteceu um evento com a presença de Guilherme Boulos e lideranças da Colômbia, Argentina e Chile para debater "os desafios das novas esquerdas da América Latina", que muitos apelidaram de 'Primeiro Encontro da Ursal'.

Em seu Facebook, Boulos, o pré-candidato do PSOL, brincou: "Dizem por aí que um dos encontros da Ursal vai acontecer agora nesta segunda feira, às 19h, em São Paulo".


A direita pira

Pira mesmo. Lembram do caso da manifestante que confundiu a bandeira do Japão com um símbolo comunista? Agora há um monte deles, assim como Dacíolo, acreditando que a Ursal existe.


Neste sábado, 25, pessoas de extrema-direita que caíram na fake news saíram às ruas do centro de São Paulo pedindo o fim da Ursal, segundo O Cafezinho.




Veja também:

O que é Ursal? Daciolo cai em fake news e vira piada nacional. Veja os melhores memes
Bandeira do Japão comunista: as melhores reações e memes ao micão da manifestante que invadiu a Câmara