Vídeo: astronauta russo registra incríveis imagens do Brasil visto do espaço. Assista

 


"Olá, Brasil!", diz Oleg Artemiev na legenda da publicação que já bate quase 55 mil curtidas no Insta. O cosmonauta, como são chamados os astronautas russos, aproveitou um role da Estação Espacial Internacional [ISS] sobre nosso país para captar belas imagens.

Ao som da brasileiríssima "Mais que Nada" [1966], de Jorge Benjor, é possível ver os diversos canais da foz do Amazonas e o arquipélago de Bailique na costa do Oceano Atlântico, entre os estados do Pará e Amapá. 

Imagens do Brasil, entre Pará e e Amapá, registradas por satélite e pelo cosmonauta, respectivamente

Oleg descreve o registro compartilhado na manhã desta quarta-feira [24] como um "motim de cores do Brasil da ISS". O experiente cosmonauta, que já tripulou três vezes a estação espacial, em 2014, 2018 e 2022, ainda diz algumas frases em russo, repetindo o nome do país ["Brazilii"]. 

Tá tendo chuva de brasileiros nos comentários maravilhados com a visão diretamente do espaço. 

Dá o play:



Desde que ele postou recentemente imagens da Venezuela, os seguidores brasileiros vinham flodando suas redes com pedidos de imagens do Brasil. 

Aí estão. Obrigado, Oleg!



Outras imagens capturadas da ISS

Em julho, as luzes das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba foram fotografadas pela Estação Espacial Internacional. 

As fotos, divulgadas pela Nasa, foram capturadas no dia 4, quando a ISS estava em uma órbita a 420 quilômetros acima do Brasil.

Rio de Janeiro, segunda cidade mais populosa do Brasil, em clique à noite

São Paulo, cidade mais populosa do país. À direita, Guarulhos com luzes de rua mais amareladas

Curitiba [PR], cidade de quase dois milhões de pessoas em clique noturno

Costa sudeste do Brasil no Oceano Atlântico no nascer do Sol do dia 19 de agosto de 2021


A ISS é uma cooperação entre a agência espacial estadunidense, Nasa, e sua equivalente russa, Roscosmos, além de Japão, Canadá e 11 países da Europa. Após a invasão da Ucrânia, as coisas vêm mudando por lá. Rússia deve deixar o pool de países em 2024 e pretende construir uma estação para chamar de sua.

Veja também: